A APRENDIZAGEM DO IDIOMA PORTUGUÊS COMO INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO DE IMIGRANTES E REFUGIADOS: INTERSECÇÕES ENTRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, O COOPERATIVISMO E O PODER PÚBLICO

Grichele Alexandra de Freitas da Rosa, Mariana Dalalana Corbellini, Mariana Dalalana Corbellini

Resumo


A aprendizagem do idioma português como instrumento de integração de imigrantes e refugiados: intersecções entre a extensão universitária, o cooperativismo e o poder público 


O idioma é, possivelmente, o primeiro obstáculo enfrentado por imigrantes e refugiados quando estes chegam em um novo país. O acesso a serviços públicos e ao mercado de trabalho passa, necessariamente, por um conhecimento, pelo imigrante ou refugiado, do idioma do país receptor - que evidencia não apenas a expressão linguística do Estado, mas também sua cultura e seus valores, possibilitando a integração das populações recém chegadas no território. Na UNISC, o Grupo de Trabalho em Apoio a Refugiados e Imigrantes (GTARI) atua como projeto de extensão desde 2018, buscando promover acolhimento e integração de refugiados e imigrantes residentes no Vale do Rio Pardo. Tendo este objetivo em vista, a equipe do projeto, multidisciplinar, atua em demandas da população migrante nas temáticas de assistência social e jurídica, além de produzir e disseminar conteúdo sobre a condição migrante, visando a desconstrução de estereótipos depreciativos e a informação do imigrante e do refugiado sobre seus direitos. No município de Venâncio Aires, dados obtidos junto à Prefeitura dão conta da residência de aproximadamente 650 imigrantes, vindos de Haiti, Senegal, Argentina, Colômbia, El Salvador, Uruguai e Venezuela. O GTARI tem trabalhado na construção de parcerias públicas e privadas, o que permitiu, no ano de 2022, uma aproximação junto ao poder público do município para a proposição de projetos e atividades que visem, principalmente, a integração da população migrante no território. Tal iniciativa está em linha com dois dos objetivos específicos do projeto de extensão: (1) auxiliar na promoção do acolhimento e da integração dos refugiados e imigrantes na sociedade brasileira, em concordância com os princípios do desenvolvimento humano e do respeito aos direitos humanos; e (2) apoiar na articulação da responsabilidade de órgãos públicos e instituições privadas no acolhimento e na integração de refugiados e imigrantes em solo brasileiro. O reconhecimento de demanda específica no caso de Venâncio Aires permitiu o estabelecimento de uma parceria com o poder público e uma cooperativa, a partir da qual projetou-se a realização de um curso de português para imigrantes. O curso encontra-se em fase de planejamento, devendo desenvolver-se a partir de: (1) reunião inicial com imigrantes e refugiados residentes no município de Venâncio Aires para verificação de demandas específicas que possam influenciar na participação e no aproveitamento do curso; (2) reuniões com o poder público para alinhamentos relativos à utilização do espaço e operacionalização do curso; (3) articulação com órgãos internos da universidade para elaboração de material didático e contratação de professor; (4) realização do curso entre os meses de setembro e dezembro de 2022. Ainda não é possível traçar resultados, mas espera-se que o aprendizado do idioma possibilite uma melhor inserção no mercado de trabalho e acesso a serviços públicos aos imigrantes e refugiados residentes em Venâncio Aires. Também trabalha-se com a possibilidade de uma produção acadêmica ao final do curso, que busque apresentar as vivências e trajetórias dessa população. Como consideração final, ressalta-se que o domínio do idioma do país de destino é condição de possibilidade para o protagonismo do imigrante e do refugiado em seu novo território.


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ISSN 2764-2135