CADERNO DE RECADOS E PEDIDOS: UMA NOVA FORMA DE COMUNICAÇÃO ENTRE PACIENTE E FAMÍLIA
Resumo
CADERNO DE RECADOS E PEDIDOS: UMA NOVA FORMA DE COMUNICAÇÃO ENTRE PACIENTE E FAMÍLIA
Maria Beatriz Soares
Marta Von Dentz
Fernanda da Silva Pires
O Projeto de extensão “Caderno de Recados e Pedidos” foi implantado no ano de 2021 na Unidade de Saúde Mental do Hospital Candelária, influenciado pela realidade que estava sendo vivida de forma mundial e principalmente na saúde, denominada como pandemia por meio do vírus COVID-19, o qual modificou e influenciou a rotina do mundo todo. A rotina da Unidade sofreu algumas mudanças pensando na prevenção dos funcionários e pacientes e uma dessas mudanças foi em relação aos encontros semanais que aconteciam por meios de grupos com pacientes e familiares, o que querendo ou não, causou afastamento das famílias junto ao tratamento. Com o início do Estágio Obrigatório Curricular em Serviço Social, foi possível traçar o objetivo de analisar as demandas e o planejamento da Unidade de Saúde Mental. Neste processo, surgiu a oportunidade de implementar uma nova forma de comunicação entre paciente e família que se tornou algo possível com apoio da equipe multiprofissional do hospital. Considerando que na Unidade de Saúde Mental são vários profissionais de diferentes áreas que atuam de forma integrada. Tal Caderno compreende tratar-se de um recurso de ação conjunta dos profissionais, que de acordo com o Código de Ética do Assistente Social, possibilita incentivar, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar. O Caderno de Recados e Pedidos é atualizado de forma sistemática e pontual semanalmente permitindo elencar informações subjetivas e objetivas direcionada aos familiares e posteriormente o retorno aos mesmos permitindo a interação entre paciente, família e profissional. A sistematização das informações presentes no caderno serve como instrumento de variados significados e registros. Tal contribuição no campo de estágio atende a especificidade profissional do Serviço Social considerando que, no Código de Ética, é função do Assistente Social contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários, no sentido de agilizar e melhorar serviços prestados. O desenvolvimento do Caderno de Recados e Pedidos trata-se de um recurso no processo de planejamento, método aplicado para atender as necessidades de registros de maneira permanente possibilitando a prática profissional interdisciplinar. Os registros são inseridos coletivamente favorecendo o trabalho interdisciplinar centralizando todos os subsídios de informações de determinado paciente qualificando assim as informações a serem prestadas.Com forma de avaliar a funcionalidade do mesmo foi elaborada uma pesquisa ação em formato de mapa mental, análise de documentos e relatos da equipe que utiliza do instrumento, com isso foi possível identificar que o resultado do Projeto implantado foi uma forma de pensar a intervenção de maneira singular e inovadora frente a pandemia, qualificando a forma de registro e funcionalidade tendo sido aderido ao trabalho da equipe junto ao contato entre família e paciente. Outro formato de avaliação são os relatos e solicitações por meio dos pacientes os quais já estão cientes da sistematização de funcionamento da atualização do Caderno de Recados e Pedidos.
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ISSN 2764-2135