CANCELANDO O CANCELAMENTO: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO NAS ESTRATÉGIAS DE IMAGEM DE KAROL CONKÁ APÓS O BBB 21.

Willian Fernandes Araújo, Wesley Garces de Oliveira da Silveira

Resumo


O estudo científico, propôs a análise sobre a gestão de imagem, através do caso de cancelamento digital da cantora Karol Conká, após a sua participação no reality show brasileiro, Big Brother Brasil 21. A finalidade da pesquisa é expor de forma analítica as estratégias de comunicação utilizadas por uma pessoa pública para contornar a situação. O cancelamento digital é uma manifestação da opinião pública em expressar seu descontentamento e seu repúdio a uma pessoa ou atitude através da anulação de sua existência digital, que repercute em prejuízos comerciais ou até mesmo pessoais. O embasamento teórico e compreensão sobre o assunto, foram abordados tópicos como: opinião pública, construção da reputação, gestão de crise e cancelamento digital. Em conjunto com estudos sobre plataformas on-line, engajamento e algoritmos, e as conversações on-line. No campo metodológico, com o objetivo de expor as estratégias utilizadas pela artista para reverter as consequências negativas no contexto digital, foram estudadas as publicações da cantora no seu perfil de Instagram, no período de cancelamento através de uma análise de conteúdo. A Análise de conteúdo parte de uma coleta de materiais, categorização e estudo para auxiliar a responder a problemática apresentada e ilustrar de forma real o tema abordado pelo o autor. Na coleta de materiais, foi escolhido analisar os conteúdos publicados pela cantora Karol Conká em seu perfil oficial, na plataforma on-line, Instagram, no período de fevereiro de 2021 até maio de 2022. Em sua categorização o material foi segmentado através de publicações que abordassem temas sobre o cancelamento digital e que expusessem seu comportamento ao longo do período analisado. Por se tratar de uma pessoa pública e artista, Conká nos apresenta uma narrativa de seu cancelamento contado na sua plataforma social, Instagram, com mudanças de comportamento, posicionamento, cores em seus materiais visuais e também em suas músicas lançadas durante aquele período culminando no lançamento do seu terceiro álbum de estúdio, O Urucum. Para segmentar e estudar esse conteúdo, essa narrativa foi dividida em três blocos pelo autor do estudo científico, que nos possibilita uma visão mais detalhada e profunda sobre suas publicações, denominados como: Redenção e arrependimento; Reconhecimento consciente e “Subida”; Ressignificação e “Urucum”. Com a separação destes momentos na carreira de Karol, foi possível visualizar que do início de seu cancelamento até o final da análise apresentada, a cantora havia planejado estratégias que falassem com seu público no intuito de recuperar sua imagem pública transformando-a em uma referência de caso sobre o cancelamento digital. A arte também foi uma grande aliada da cantora, pois o lançamento paralelo de suas músicas que traziam à tona essas turbulências de sua carreira. que alcançou não só seus admiradores, mas também amantes de músicas e curiosos sobre os acontecimentos daquele momento. Em conclusão deste estudo é possível afirmar que Karol Conká é um dos casos de estratégia de imagem bem executados por uma equipe de comunicação, o cancelamento possui diversas vertentes e várias formas de se solucionar, não há uma fórmula exata para a reversão da prática, mas, um trabalho bem realizado de reposicionamento digital pode ter efeitos positivos. A artista utiliza de uma estratégia sutil e imperceptível ao olharmos os conteúdos separadamente, mas de forma conjunta, a narrativa é exposta e se torna evidente.

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ISSN 2764-2135