A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS: UM RELATO DE MONITORIA DO PROGRAMA PIBID/UNISC NA ESCOLA E.M.E.F SANTUÁRIO

Cleiton Bertollo, Alana Catarina Wendel, Miria Suzana Burgos, Miriam Beatris Reckzieguel

Resumo


Introdução: A adaptação de uma criança, ao entrar na pré-escola, nem sempre é
fácil, pois não estão acostumados a ficar muito tempo em um lugar fechado, com
outras crianças da mesma idade. Neste momento, a Educação Física pode ser
uma ferramenta de adaptação ao aluno, pois é um momento de diversão e
integração com os colegas em torno de uma brincadeira, também sendo um
momento em que a cooperação e o coleguismo se consolidam, quando dois ou
mais colegas dividem e compartilham os materiais. Objetivos: Propor atividades
que desenvolvem a cooperação, aspectos psicomotores (freio inibitório,
coordenação dinâmica geral e equilíbrio), respeito às regras. Aprimorar a
realização de atividades simples como fazer colunas, e pedir permissão para
realizar alguma atividade também foram priorizadas. Método: As atividades
foram realizadas na modalidade monitoria, com a turma pré B, com 16 alunos,
sendo destes 4 meninas e 12 meninos entre 4 e 6 anos. As sessões foram
realizadas de forma recreativa, com atividades de estafetas, circuitos, rodas
cantadas e com pequenos materiais: (bolas, cordas, jornais, mini trampolins,
estepes, bambolês, barras, entre outros). Estas atividades buscam desenvolver a
psicomotricidade (motricidade ampla, fina, percepção simples, complexa, espaço,
tempo, figura-fundo, e análise-síntese) e, em consequência, aspectos sócioafetivos,
com atividades simples, pois muitos deles não frequentavam creches ou
escolinhas anteriormente. Considerações finais: Através dessas atividades pode
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
se perceber melhora na convivência entre os alunos, progresso no
desenvolvimento psicomotor em todos seus aspectos já enfatizados, no respeito
às regras feitas pelo professor, aos colegas e um melhor controle da turma, pelo
professor em relação ao início do ano. Também se percebeu, entre os aspectos
avaliados melhora dos alunos em relação ao domínio de seu corpo e também de
materiais. Houve melhorias em questões básicas como fazer coluna, e pedir
permissão para ir ao banheiro.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.