A LUDICIDADE E O USO DE RECURSOS MIDIÁTICOS NAS OFICINAS DE LÍNGUA INGLESA NO PIBID

Fidel Helfer, Carlos Renê Ayres

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID - permite aos
estudantes uma vivência real do ser professor. Sua propósta de presenciar
situações de sala de aula, antes da graduação, permite ao acadêmico reafirmar
ou não seu desejo em trabalhar na área de educação. Nosso trabalho propõe
uma reflexão sobre as atividades exercidas através do programa em três escolas
participantes do PIBID UNISC, a Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz,
Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário e Escola Municipal
de Ensino Fundamental Santuário, nas quais exerci e exerço oficinas de Língua
Inglesa. Propostas para as oficinas são criadas e estas têm por objetivo
diferenciar-se das práticas realizadas em aula com os estudantes, pois algumas
dessas estratégias habituais são causadoras de desmotivação, e como diz
MORAES (1986), a falta de motivação adequada, problemas emocionais,
métodos de ensino inadequados, a falta de maturidade, levam a dificuldades de
aprendizagem. Com isso, tem sido proposto aos bolsistas que levem a informação
a ser desenvolvida nas escolas de maneiras diversas, buscando contemplar a
multimodalidade - o uso de diversos meios linguísticos - e abranger também
músicas, vídeos, charges, imagens, etc. Buscamos abordar nesta apresentação
um resgate das experiências realizadas ao longo deste período no programa
PIBID. Uma prática constante nas oficinas realizadas é o uso da ludicidade,
principalmente nas turmas que possuem crianças. WINNICOTT(1995) afirma que
o lúdico é prazeroso devido a sua intensa e total capacidade de absorver o
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
indivÍduo, levando-o a experimentar extremo prazer ao realizar o que é proposto;
por essa razão, jogos, e brincadeiras são de extrema importância no ensino da
língua estrangeira para esses grupos. Eles servem de ferramentas que dão
suporte para o ensino de vocabulário, sempre situado em contextos que façam os
aprendizes compreenderem o assunto apresentado. Levando-se em conta todos
os aspectos já caracterizados, propomos uma reflexão sobre o fazer docente nas
oficinas ministradas no PIBID-UNISC nessas escolas e a importância das
propostas lúdicas, do uso de diversos meios de linguagem e das ferramentas
empregadas no ensino, como, vídeos, músicas e imagens.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.