ABORDAGEM COMUNICATIVA NA ROTINA DE SALA DE AULA: TRABALHANDO COM SOUNDTRACKS

Celsa Souza dos Santos, Jefferson Adriano Leopold, Carlos Renê Ayres

Resumo


A música contribui para o desenvolvimento da aquisição da língua inglesa em sala
de aula de modo bastante amplo. Nas duas turmas de quinto ano da Escola
Estadual de Ensino Médio Willy C. Fröhlich que estão participando de nosso
projeto – ainda no início de sua execução – já ficou evidente o interesse voltado à
soundtrack do filme Frozen – Uma Aventura Congelante (Disney, 2014).
Primeiramente pensado como um projeto voltado para o filme em sua totalidade,
nosso foco mudou em virtude da motivação demonstrada pela trilha sonora, o que
possibilitou um melhor equilíbrio do filtro afetivo, nos moldes das proposições
demonstradas por KRASHEN (1982) A abordagem comunicativa em sala de aula
é um ganho, já que traz a criança para o centro da ação. A intenção de nossa
proposta é trabalhar diversos aspectos da língua inglesa para alunos iniciantes.
Conceitos como ritmo, vocabulário, interpretação, pronúncia e memória, somados
ao movimento e à quebra da rotina na vida escolar, tendem a motivar a criança, a
cativar seu interesse pelo conteúdo que está sendo trabalhado. A abordagem
comunicativa mostra-se bastante adequada no sentido de que reacende a
vontade que cada sujeito tem de aprender algo novo, que seja de seu interesse,
ou que trabalhe com algo que lhe é conhecido. Exercícios como interpretação das
músicas, o estudo da adaptação da soundtrack original para a língua portuguesa,
a formação de frases e a releitura da letra das canções constituem alguns dos
métodos que serão utilizados. Este projeto ainda está na fase inicial de execução,
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
mas podemos de antemão afirmar que buscamos cativar a curiosidade de nossos
alunos, bem como melhorar a experiência em sala de aula. Uma aula de segunda
língua pode ser extremamente produtiva, quando desenvolvida de maneira clara,
envolvente, e que considere a vontade de todos os atores envolvidos.

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