ABORDAGENS HISTÓRICAS E AMBIENTAIS EM UM DOCUMENTÁRIO SOBRE O BAIRRO RENASCENÇA

Diego dos Santos, Caroline Horn, Bruna Lucia Laindorf, Angélica Puntel

Resumo


O ensino, para que seja significativo, deve permear a realidade dos alunos, suas
vivências e relações com o meio no qual estão inseridos. Partindo dessa
premissa, os bolsistas atuantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
à Docência (PIBID) nos subprojetos História e Biologia da Universidade de Santa
Cruz do Sul (UNISC) se propuseram a realizar, em parceria com a Escola
Municipal de Ensino Fundamental Professor José Ferrugem, um documentário
sobre o bairro Renascença, local em que a instituição de ensino está situada. O
projeto que se desenvolve de forma interdisciplinar, objetiva, através de um vídeodocumentário,
registrar a trajetória do bairro nas perspectivas histórica e
ambiental, levando em conta as modificações ocorridas desde seu surgimento até
os dias atuais. O documentário está estruturado em três momentos. O primeiro
aborda a história do município de Santa Cruz do Sul e seu crescimento urbano.
No segundo momento, o foco é o surgimento e os principais fatos históricos do
bairro Renascença, anteriormente denominado de Beco da Querosene. No
terceiro momento, o conteúdo do vídeo aborda aspectos geográficos e
ambientais, como o arroio Lajeado e o Cinturão Verde, que circundam o bairro.
Para a elaboração do documentário, foram realizadas diversas gravações em
áreas externas. Foram tomadas imagens do bairro Renascença, do Cinturão
Verde, do arroio Lajeado e dos principais pontos centrais da cidade de Santa Cruz
do Sul. Durante as filmagens foram consultados especialistas de diversas áreas
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
para explanaram sobre assuntos que estão ligados ao cotidiano dos habitantes do
bairro. Destaca-se a participação de um historiador, narrando a história de Santa
Cruz do Sul e seu crescimento urbano e populacional; de um botânico, relatando
a importância do Cinturão Verde, relevante área de proteção ambiental que cerca
o bairro; de um geógrafo, explanando a formação rochosa evidenciada na área, a
qual permite a exploração de rochas; e de um biólogo, com especialização em
Ciências Aquáticas, falando sobre o nível de poluição do arroio Lajeado. Além
disso, foram entrevistados moradores que há mais tempo residem no bairro, os
quais presenciaram as principais transformações da localidade. Houve, ainda,
relatos de outros moradores que falaram sobre os pontos positivos e negativos do
Renascença, destacando os maiores anseios da comunidade. Alguns dos
moradores entrevistados relataram problemas referentes à infraestrutura do local,
tais como saneamento básico, precariedade do sinal de telefonia e internet, e a
falta de uma Escola de Educação Infantil. Observou-se uma grande preocupação
da comunidade quanto aos problemas de falta infraestrutura do bairro
Renascença. Os bolsistas veem neste documentário, uma forma da comunidade
reivindicar melhorias para a localidade. O projeto também possibilitou uma maior
aproximação com a comunidade na qual a escola está inserida. O documentário
servirá, também, como instrumento didático-pedagógico no ensino de História e
Biologia, pautando a preservação do patrimônio histórico e ambiental do bairro e
da cidade. Ao produzir este documentário passamos a ter novas dimensões de
como trabalhar com o meio no qual o aluno vive, seja dentro ou fora da sala de
aula, aprimorando novas técnicas do ensino de História e Biologia.

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