APONTAMENTOS SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR INCLUSIVO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA RÁDIO ESCOLAR
Resumo
Eixo Temático: Currículo e Interdisciplinaridade
Neste trabalho, buscamos contribuir com o debate que envolve as práticas
pedagógicas de cunho interdisciplinar, cada vez mais, valorizadas, no contexto da
educação contemporânea. E para tanto nos valemos das inúmeras possibilidades
que uma rádio escolar potencializa dentro de um ambiente interdisciplinar e
transdisciplinar. Nas palavras do professor Marcos Baltar: “a rádio escolar é uma
potente ferramenta de interação sócio discursiva na escola, como espaço genuíno
de mídia da escola, como dispositivo de ensinagem de gêneros textuais orais e
escritos e como potencializadora de múltiplos letramentos e de desenvolvimento
de múltiplas competências, notadamente a competência discursiva oral e escrita”.
Nossa aproximação aos conhecimentos e preceitos que envolvem essa
perspectiva pedagógica é oportunizada pelo Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência, oferecido pela Universidade de Santa Cruz do Sul -
PIBID/UNISC, mais especificamente, pelo subprojeto denominado Interdisciplinar,
iniciado em março de 2014. O objetivo geral do subprojeto é capacitar os bolsistas
de diferentes áreas do conhecimento para que consigam atuar coletiva e
interdisciplinarmente, aliando técnicas pedagógicas e conhecimentos específicos
das diversas áreas envolvidas. Partindo disso, temos desenvolvido atividades
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
junto à Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, situada na
mesma cidade em que está localizada a Universidade. Nossas práticas são
norteadas pelas reflexões de autores como Demo (2005; 2000), especificamente,
no que concerne aos contributos sobre as práticas interdisciplinares e a resolução
de problemas delas decorrentes e BALTAR ( 2012) que resgata a importância do
educador nesse caminho de organização, discussão, mediação. Assim, prevemos
atividades pedagógicas centradas em conhecimentos históricos como arcabouço
e base implantação de oficinas de uma rádio escolar, incluindo bolsistas, alunos
surdos da escola Rosário e professores do projeto, com o intuito de disseminar a
ideia de inclusão social e trocas de saberes entre disciplinas. Procuramos
aproximar as ideias dos autores mencionados, e outros, aos conhecimentos que
envolvem os princípios da inclusão escolar, já que este é outro tema emergente e
relevante nos contextos educacionais. Utilizamos, também, recursos da
pedagogia como fomentadores das dinâmicas de aprendizagem entre os
diferentes prismas e áreas envolvidas. Os objetivos específicos, de nosso
trabalho, são: estabelecer práticas e rotinas pedagógicas dentro de um ambiente
interdisciplinar; oportunizar a elaboração de material de divulgação no ambiente
escolar; promover uma prática pedagógica articuladora ampliando as
possibilidades cognitivas de todos os sujeitos envolvidos no processo;
instrumentalizar para a convivência em um mundo mais globalizado e conectado,
por meio do uso de diversas mídias; estimular a cultura da pesquisa voltada não
apenas a práxis, mas, alargando o horizonte através de uma visão holística;
estimular a pesquisa dos problemas existentes nas atividades interdisciplinares.
Neste trabalho, buscamos contribuir com o debate que envolve as práticas
pedagógicas de cunho interdisciplinar, cada vez mais, valorizadas, no contexto da
educação contemporânea. E para tanto nos valemos das inúmeras possibilidades
que uma rádio escolar potencializa dentro de um ambiente interdisciplinar e
transdisciplinar. Nas palavras do professor Marcos Baltar: “a rádio escolar é uma
potente ferramenta de interação sócio discursiva na escola, como espaço genuíno
de mídia da escola, como dispositivo de ensinagem de gêneros textuais orais e
escritos e como potencializadora de múltiplos letramentos e de desenvolvimento
de múltiplas competências, notadamente a competência discursiva oral e escrita”.
Nossa aproximação aos conhecimentos e preceitos que envolvem essa
perspectiva pedagógica é oportunizada pelo Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência, oferecido pela Universidade de Santa Cruz do Sul -
PIBID/UNISC, mais especificamente, pelo subprojeto denominado Interdisciplinar,
iniciado em março de 2014. O objetivo geral do subprojeto é capacitar os bolsistas
de diferentes áreas do conhecimento para que consigam atuar coletiva e
interdisciplinarmente, aliando técnicas pedagógicas e conhecimentos específicos
das diversas áreas envolvidas. Partindo disso, temos desenvolvido atividades
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
junto à Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, situada na
mesma cidade em que está localizada a Universidade. Nossas práticas são
norteadas pelas reflexões de autores como Demo (2005; 2000), especificamente,
no que concerne aos contributos sobre as práticas interdisciplinares e a resolução
de problemas delas decorrentes e BALTAR ( 2012) que resgata a importância do
educador nesse caminho de organização, discussão, mediação. Assim, prevemos
atividades pedagógicas centradas em conhecimentos históricos como arcabouço
e base implantação de oficinas de uma rádio escolar, incluindo bolsistas, alunos
surdos da escola Rosário e professores do projeto, com o intuito de disseminar a
ideia de inclusão social e trocas de saberes entre disciplinas. Procuramos
aproximar as ideias dos autores mencionados, e outros, aos conhecimentos que
envolvem os princípios da inclusão escolar, já que este é outro tema emergente e
relevante nos contextos educacionais. Utilizamos, também, recursos da
pedagogia como fomentadores das dinâmicas de aprendizagem entre os
diferentes prismas e áreas envolvidas. Os objetivos específicos, de nosso
trabalho, são: estabelecer práticas e rotinas pedagógicas dentro de um ambiente
interdisciplinar; oportunizar a elaboração de material de divulgação no ambiente
escolar; promover uma prática pedagógica articuladora ampliando as
possibilidades cognitivas de todos os sujeitos envolvidos no processo;
instrumentalizar para a convivência em um mundo mais globalizado e conectado,
por meio do uso de diversas mídias; estimular a cultura da pesquisa voltada não
apenas a práxis, mas, alargando o horizonte através de uma visão holística;
estimular a pesquisa dos problemas existentes nas atividades interdisciplinares.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.