AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO (IMAGEM E SENTIDO)

Natália Gutterres Petry, Fabiane de Lima Ribeiro, Carlos Ayres, Paulo Roberto M. Araujo

Resumo


No âmbito do Pibid Língua Inglesa, desenvolvemos oficinas com alunos de quinto
e sexto anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário. No presente
relato, enfocamos o trabalho desenvolvido em torno da aquisição de vocabulário
em ambientes de interação em que o elemento lúdico entra como suporte
desencadeador do processo de aquisição do léxico e das estruturas da língua de
forma natural e espontâneo, sem que se necessite uma abordagem estruturalista
e normativa. Nosso objetivo é oportunizar uma variedade de situações que
estimulem a busca de novos vocábulos criando um conjunto mínimo de palavras
que se constituem como um glossário inicial e fundamental para a interação na
língua-alvo, no caso o inglês. Destaque se faz aqui para o fato de que alguns
desses alunos são beginners ou pelo menos false beginners o que exige um
trabalho que leve em consideração as expectativas e que estimule a
concretização de resultados como forma de manter o filtro afetivo num balance
mais adequado aos ambientes de aquisição no dizer de KRASHEN (2003). Em
razão disso, utilizamos uma técnica que associa a imagem (procurando a criação
de uma imagem acústica do significante) ao seu sentido (significado), de forma
interativa e investindo na ludicidade como estratégia de catalisação dos
sujeitos/atores do processo. No desenvolvimento da proposta, também se deu
relevo a questões fonético-fonológicas, com ênfase a pronúncia dos novos
vocábulos. Em termos de resultados podemos destacar o grande envolvimento
dos educandos e o retorno positivo em termos de uso recorrente dos itens lexicais
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
recém adquiridos, mostrando de forma bastante clara que as abordagens
comunicativas e naturais se apresentam mais adequadas ao desenvolvimento de
habilidades e competências numa dada língua.

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