AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA UM FUTURO MELHOR
Resumo
O presente resumo visa relatar o trabalho desenvolvido na Escola Estadual de
Ensino Médio Nossa Senhora da Esperança, localizada no bairro Santa Vitória, na
cidade de Santa Cruz do Sul, pelos bolsistas Bruno Machado Esteves e Lucas
Kasper do subprojeto de matemática. Desde o primeiro momento que
descobrimos que iríamos para a escola sabíamos que seria um grande desafio,
por ser numa localização difícil e por ser uma escola carente, mas aceitamos o
desafio e temos a certeza que iremos realizar um belo trabalho. As atividades
foram realizadas em uma turma de 3º ano do ensino médio. Primeiramente,
explicamos aos alunos a importância dos estudantes de licenciatura se
familiarizem com a realidade da escola e dos alunos, a fim de identificar as
situações que provavelmente enfrentará no exercício de sua profissão. Com o
PIBID temos possibilidade de vivenciar a prática educativa desde muito cedo, o
que complementa a formação teórica acadêmica. Nosso objetivo principal foi
explicarmos aos alunos a importância dos estudos, a demanda da qualidade do
mercado de trabalho e as possibilidades de bolsas de graduação. Conversamos
sobre as vantagens da prova do ENEM, como FIES e PROUNI, em Universidades
Privadas e Comunitárias e ainda as possibilidades de ingressar em Universidades
Federais. Durante os encontros foram trabalhadas questões do ENEM, para que
os alunos tivessem um melhor preparo para quando fossem realizar a prova, mas
constatamos que, devido à falta de conteúdos prévios e básicos, viu-se
necessário repensar os planejamentos das oficinas para que pudessem nivelar o
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
conhecimento dos estudantes. Os bolsistas buscaram alternativas ao ensino
clássico, que visassem facilitar a compreensão dos alunos, tentando desenvolver
o raciocínio dos mesmos com questões e atividades relacionadas com seu dia a
dia. Desse modo notou-se um maior interesse por parte da turma, algo
imprescindível para assimilar de forma satisfatória. Diante das diversas
explicações foram disponibilizadas algumas questões para os alunos ficarem a
par da dificuldade da prova. Durante meses de trabalho conseguimos chegar ao
nosso objetivo, pois demonstramos outras perspectivas que os alunos podem ter
além da sala de aula. Enfim, reafirmamos a importância do PIBID em nossa
formação e salientamos sua eficácia em nos capacitar para ensinar, bem como
seu potencial de nos estimular a prosseguir na profissão de educador, uma
colaboração do Programa não só para nós, bolsistas, mas para a sociedade.
Ensino Médio Nossa Senhora da Esperança, localizada no bairro Santa Vitória, na
cidade de Santa Cruz do Sul, pelos bolsistas Bruno Machado Esteves e Lucas
Kasper do subprojeto de matemática. Desde o primeiro momento que
descobrimos que iríamos para a escola sabíamos que seria um grande desafio,
por ser numa localização difícil e por ser uma escola carente, mas aceitamos o
desafio e temos a certeza que iremos realizar um belo trabalho. As atividades
foram realizadas em uma turma de 3º ano do ensino médio. Primeiramente,
explicamos aos alunos a importância dos estudantes de licenciatura se
familiarizem com a realidade da escola e dos alunos, a fim de identificar as
situações que provavelmente enfrentará no exercício de sua profissão. Com o
PIBID temos possibilidade de vivenciar a prática educativa desde muito cedo, o
que complementa a formação teórica acadêmica. Nosso objetivo principal foi
explicarmos aos alunos a importância dos estudos, a demanda da qualidade do
mercado de trabalho e as possibilidades de bolsas de graduação. Conversamos
sobre as vantagens da prova do ENEM, como FIES e PROUNI, em Universidades
Privadas e Comunitárias e ainda as possibilidades de ingressar em Universidades
Federais. Durante os encontros foram trabalhadas questões do ENEM, para que
os alunos tivessem um melhor preparo para quando fossem realizar a prova, mas
constatamos que, devido à falta de conteúdos prévios e básicos, viu-se
necessário repensar os planejamentos das oficinas para que pudessem nivelar o
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
conhecimento dos estudantes. Os bolsistas buscaram alternativas ao ensino
clássico, que visassem facilitar a compreensão dos alunos, tentando desenvolver
o raciocínio dos mesmos com questões e atividades relacionadas com seu dia a
dia. Desse modo notou-se um maior interesse por parte da turma, algo
imprescindível para assimilar de forma satisfatória. Diante das diversas
explicações foram disponibilizadas algumas questões para os alunos ficarem a
par da dificuldade da prova. Durante meses de trabalho conseguimos chegar ao
nosso objetivo, pois demonstramos outras perspectivas que os alunos podem ter
além da sala de aula. Enfim, reafirmamos a importância do PIBID em nossa
formação e salientamos sua eficácia em nos capacitar para ensinar, bem como
seu potencial de nos estimular a prosseguir na profissão de educador, uma
colaboração do Programa não só para nós, bolsistas, mas para a sociedade.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.