AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COMO BOLSISTA PIBID
Resumo
O presente resumo tem por objetivo relatar as experiências adquiridas durante as
oficinas de aprendizagem, realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Duque de Caxias, no ano de 2015. A escola está localizada no bairro Ana Nery,
no município de Santa Cruz do Sul. As oficinas têm como objetivo auxiliar os
alunos, nos conteúdos estudados em sala de aula, contribuindo assim, para
melhor compreensão e desenvolvimento das tarefas. Participam das atividades
alguns alunos do 6º ano, 8º ano e 9º ano, distribuídos em dois horários, sendo o
primeiro horário para os alunos de 8º e 9º anos e o segundo horário para os
alunos do 6º ano. As oficinas são planejadas de acordo com o assunto que os
alunos estão estudando em sala de aula. São desenvolvidos exercícios, jogos
lúdicos, problemas, e atividades que contribuam para a melhor compreensão dos
estudantes. Semanalmente, são realizados encontros, na Universidade, com os
bolsistas e coordenadores do subprojeto de Matemática, onde há troca de
experiências, e relatos sobre as atividades nas escolas. Em um desses encontros
foi proposto a leitura de um livro, relacionado a educação. Cada escola sorteou
um livro que deveria ler em determinado período e após apresentasse aos
colegas. Nossa escola realizou a leitura do livro “Reencantar a Educação: rumo a
sociedade apreendente”, autoria de Hugo Assmann. Foi uma leitura complexa,
mas que podemos retirar muitos fatos relevantes que condizem com nosso dia a
dia. As apresentações dos colegas, também, foram muito enriquecedoras. Assim,
foi possível conversar e interagir com nossos colegas, contribuindo para nossa
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
formação e para o melhor andamento das nossas atividades. Concluimos então
que, ser bolsista PIBID nos possibilita grande troca de experiência, pois assim
como ajudamos os alunos, também aprendemos com eles, e com nossos colegas
através dos encontros. Também nos possibilita a inserção no ambiente escolar e
a possibilidade de conhercermos melhor a realidade dos alunos da educação
básica.
oficinas de aprendizagem, realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Duque de Caxias, no ano de 2015. A escola está localizada no bairro Ana Nery,
no município de Santa Cruz do Sul. As oficinas têm como objetivo auxiliar os
alunos, nos conteúdos estudados em sala de aula, contribuindo assim, para
melhor compreensão e desenvolvimento das tarefas. Participam das atividades
alguns alunos do 6º ano, 8º ano e 9º ano, distribuídos em dois horários, sendo o
primeiro horário para os alunos de 8º e 9º anos e o segundo horário para os
alunos do 6º ano. As oficinas são planejadas de acordo com o assunto que os
alunos estão estudando em sala de aula. São desenvolvidos exercícios, jogos
lúdicos, problemas, e atividades que contribuam para a melhor compreensão dos
estudantes. Semanalmente, são realizados encontros, na Universidade, com os
bolsistas e coordenadores do subprojeto de Matemática, onde há troca de
experiências, e relatos sobre as atividades nas escolas. Em um desses encontros
foi proposto a leitura de um livro, relacionado a educação. Cada escola sorteou
um livro que deveria ler em determinado período e após apresentasse aos
colegas. Nossa escola realizou a leitura do livro “Reencantar a Educação: rumo a
sociedade apreendente”, autoria de Hugo Assmann. Foi uma leitura complexa,
mas que podemos retirar muitos fatos relevantes que condizem com nosso dia a
dia. As apresentações dos colegas, também, foram muito enriquecedoras. Assim,
foi possível conversar e interagir com nossos colegas, contribuindo para nossa
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
formação e para o melhor andamento das nossas atividades. Concluimos então
que, ser bolsista PIBID nos possibilita grande troca de experiência, pois assim
como ajudamos os alunos, também aprendemos com eles, e com nossos colegas
através dos encontros. Também nos possibilita a inserção no ambiente escolar e
a possibilidade de conhercermos melhor a realidade dos alunos da educação
básica.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.