ASTRONOMIA – UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

João Eduardo de Magalhães Salvador, Wilson Roberto Munari, Cláudia Mendes Mählmann

Resumo


Em junho de 2.015 foi ministrada a primeira palestra sobre Astronomia para duas
turmas do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Polivalente Willi
Carlos Frohlich de Santa Cruz do Sul, RS, conectando conteúdos de Geografia e
História (coordenadas celestes, relação entre o movimento da terra em sua órbita
e a passagem das estações do ano, medida do tempo e de orientação marítima e
terrestre pelo movimento aparente dos astros, além da origem das constelações
em diferentes culturas) com a área de Física. Após esta atividade foi aplicado um
questionário de avaliação e levantamento sobre outros interesses dos alunos que
participaram. Através dos resultados obtidos observou-se que os participantes
alcançaram um ótimo entendimento dos conteúdos abordados, bem como
interesse pelo assunto (cinquenta e dois por cento dos alunos julgaram a palestra
como excelente; trinta e oito por cento, como bom; sete por cento, como médio; e
apenas um por cento, como fraco; com dois por cento de marcações nulas ou
brancas). Após ser percebido o sucesso da primeira palestra, tanto na pesquisa
com os alunos quanto por parte de depoimento dos professores titulares, foi
solicitado aos bolsistas do PIBID-Unisc área de Física, para que fossem
realizadas outras palestras sobre o assunto, levando ao planejamento das
palestras seguintes que foram ministradas em setembro. Estes momentos
envolveram, em dias distintos, duas palestras, uma para turmas da oitava serie e
uma segunda para alunos da sexta serie do ensino fundamental e duas palestras
para turmas da primeira série do ensino médio. Nestas palestras foram abordados
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
os assuntos: ocorrência de eclipses, em vista do eclipse lunar que acontecerá dia
vinte e sete do mesmo mês. Além de a ótima avaliação ter se repetido (trinta e
quatro por cento dos alunos julgaram a palestra como excelente; vinte e seis por
cento, como bom; quatro por cento, como médio; e apenas um por cento, como
fraco; com vinte e três de marcações nulas; sendo essas informações da
pesquisa feita com as oitavas séries que assistiram a primeira palestra, pois as
outras pesquisas não foram terminadas até a formulação desse resumo) foram
vários pedidos para que fossem abordados outros assuntos sobre astronomia.
Assuntos atuais e recorrentes em revistas de divulgação de assuntos científicos,
como evolução cósmica, meteoros, buracos negros entre outros. Essa sequência
de palestras teve desde o início da sua execução a intenção de aproximar o aluno
da área de Física através da inter-relação que essa ciência tem com diversas
outras áreas do conhecimento. No caso das que já aconteceram foram envolvidos
os conteúdos das áreas de Geografia e História. Mas é possível o envolvimento
de outras áreas, como Química, através da abordagem sobre composição dos
corpos celestes, entre outros. Pode envolver conteúdos de Ciências Biológicas,
na explicação do desenvolvimento de vida na Terra. E outros conteúdos da
própria Física, como a quantidade de radiação solar que é absorvida e refletida,
além da pressão, temperatura e composição química da terra e ar. Através desta
diversidade de assuntos observou-se que as possibilidades de interação com
outras áreas do conhecimento é vasta. Estas informações demostram como os
fenômenos abordados e explicados através do estudo de Física têm relação
direta com o cotidiano do aluno, não sendo uma ciência completamente teórica e
matematizada. Além da ótima avaliação recebida na pesquisa realizada, após as
palestras, também se pode considerar o fato de haver essa segunda fase de
palestras, e o pedido de uma continuação do trabalho já feito até agora, como
resultado positivo da forma com que é abordado o assunto, que de forma clara,
sem cálculos ou teorias complexas conseguem além de responder as perguntas
mais comuns sobre o tema, estimular a curiosidade científica dos estudantes
presentes.

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