DESENVOLVIMENTO FLEXIBILIDADE CORPORAL: UM RELATO DE OFICINA DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ALFREDO JOSÉ KLIEMANN

Katiane Adriéli Braga, Willian Giovani de Araújo, Helga Haas

Resumo


Este resumo consiste no relato da prática Pedagógica que foi desenvolvida no
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID/CAPES,
Subprojeto 1- Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/Unisc, na
modalidade de docência assistida realizada com 20 alunos da turma de 1º ano
das séries iniciais, no turno da tarde, da Escola Estadual de Ensino Médio Santa
Cruz que fica localizada no centro de Santa Cruz do Sul no primeiro semestre de
2015 sendo este o meu segundo ano como bolsista na escola. A atividade de
monitoria tem como objetivo auxiliar o professor titular dentro da sala de aula na
realização de diferentes atividades envolvendo leitura, escrita, raciocínio, cálculos
matemáticos, trabalho em equipe, entre outras, além de tirar dúvidas e ajudar os
alunos a resolver dificuldades encontradas na execução de determinadas
atividades. Também tem como objetivo a aprendizagem pessoal do bolsista sobre
docência em sala de aula real, podendo aproximar os conteúdos da academia
com a realidade, oportunizando o vínculo com os anos iniciais. Ao iniciar as
atividades de monitoria em sala percebi o interesse dos alunos por jogos e
brincadeiras, pois, para a faixa etária dos 6 a 7 anos de idade os jogos e
brincadeiras ainda estão muito presentes, fazendo com que o interesse das
crianças pelos mesmos ainda seja muito forte. Considerando, então, que os jogos
e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento integral da criança e para o
processo de ensino-aprendizagem em alfabetização favorecendo aspectos físico,
mental, afetivo-emocional e sociocultural, trouxe aos alunos a proposta de
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realizarmos uma Gincana que logo teve a aceitação de todos. Assim, passamos a
desenvolver diversas atividades sobre alfabetização e psicomotricidade, além de
determinarmos, em conjunto, as regras da Gincana. Através de um sorteio
formamos duas equipes que executaram atividades como: complete com as letras
que faltam; o que não combina; circuito das palavras; acerte o nariz, entre outras,
e para todas as atividades os alunos puderam contar com o auxílio das
professoras (titular e bolsista) para tirarem suas dúvidas. Os alunos tiveram
excelente participação em todas as atividades propostas. O jogo, por ocorrer em
situações sem pressão, em atmosfera de familiaridade, segurança emocional e
ausência de tensão ou perigo, proporciona condições para aprendizagem das
normas sociais em situações de menor risco. O comportamento lúdico oferece
oportunidades para experimentar vivências que, em situações normais, jamais
seriam tentadas pelo medo do erro ou da punição. Com a Gincana oportunizamos
aprendizagens significativas aos alunos, que tiveram que aprender a trabalhar em
grupo, trocar conhecimentos com os colegas, participar, questionar, comunica-se,
resolver problemas, entre outras. Além disso, ficou possível observar as
necessidades e identificar as dificuldades dos alunos, levando-nos a melhor
auxiliá-los durante o semestre. A Gincana é um excelente recurso para a
alfabetização já que os jogos e brincadeiras estão diretamente ligados ao
desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. Com jogos e brincadeiras bem
elaborados é possível propiciar aos alunos o desenvolvimento da leitura, escrita,
raciocínio, lógica, além de fatores psicomotores, domínio do próprio corpo,
desenvolvimento pessoal, qualidades físicas e sociais, postura, força, resistência,
velocidade e criatividade. As intervenções de monitoria têm agregado valores
enormes à minha formação, esta em especial foi muito valiosa porque através da
Gincana pude criar um vinculo ainda maior com os alunos e perceber as
necessidades de cada um para propiciar atividades envolvendo essas
necessidades. Durante meu percurso como Bolsista tenho percebido como
principal necessidade dos alunos atividades que sejam desafiadoras e que
permitam a participação dos mesmos, pois quanto maior o grau de participação
dos alunos mais significativa serão as aprendizagens para os mesmos. Através
das práticas pedagógicas na docência assistida pude compreender a importância
que um professor exerce na formação de seus alunos, além disso, os momentos
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em que atuamos em sala de aula foram sempre muito significativos, pois, ao
mesmo tempo em que ensinamos, também aprendemos com nossos alunos.

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