DESENVOLVIMENTO FLEXIBILIDADE CORPORAL: UM RELATO DE OFICINA DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ALFREDO JOSÉ KLIEMANN
Resumo
INTRODUÇÃO: A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é
um componente curricular obrigatório da educação básica. O PIBID foi criado para
oportunizar a valorização do magistério e apoiar estudantes de licenciatura; além
de proporcionar aos futuros professores, oportunidades de participar de propostas
metodológicas, tecnológicas de caráter inovador e interdisciplinar, superando
problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A Educação
Física se insere , neste contexto, com objetivo de desenvolver aspectos a serem
aprimorados, com destaque se a flexibilidade, que está associada tanto ao
desempenho motor como a saúde das pessoas. OBJETIVO: Desenvolver a
flexibilidade, a partir de diferentes propostas de atividades físicas, buscando
melhorar a amplitude dos movimentos dos membros superiores e inferiores dos
alunos. METODOLOGIA/ ATIVIDADES: O estudo foi desenvolvido através da
oficina de aprendizagem, com orientação do supervisor, envolvendo 45 alunos
entre 6 e 9 anos, das turmas do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental. Foram
utilizadas atividades individuais e em duplas, com exercícios de alongamentos e
ginásticos diferenciados de extensão e flexão dos membros superiores e
inferiores, utilizando colchonetes, bolas, cordas, bastões, entre outros materiais.
RESULTADOS / CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante do trabalho realizado,
percebemos que grande parte dos alunos tem pouca amplitude de movimento,
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
bem como pequena capacidade do músculo de contrair e relaxar. Ao longo das
aulas, ficou evidente uma evolução considerável no trabalho flexibilidade dos
educandos que, no início da aprendizagem, não conseguiam executar os
exercícios de forma satisfatória. Houve melhora na amplitude dos movimentos
dos membros superiores e inferiores, na postura, no equilíbrio e na agilidade.
Entretanto, estes resultados não foram evidenciados em todos os alunos,
tornando- se necessário um estudo mais aprofundado sobre exercícios
adequados de alongamento para o desenvolvimento dos programas de
flexibilidade, visto que esta é uma capacidade física de fundamental importância
para a saúde e bem-estar. Percebemos grande interesse e satisfação dos
educandos pelas atividades propostas, podendo esta prática ser mantida
diariamente nas aulas de Educação Física.
um componente curricular obrigatório da educação básica. O PIBID foi criado para
oportunizar a valorização do magistério e apoiar estudantes de licenciatura; além
de proporcionar aos futuros professores, oportunidades de participar de propostas
metodológicas, tecnológicas de caráter inovador e interdisciplinar, superando
problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A Educação
Física se insere , neste contexto, com objetivo de desenvolver aspectos a serem
aprimorados, com destaque se a flexibilidade, que está associada tanto ao
desempenho motor como a saúde das pessoas. OBJETIVO: Desenvolver a
flexibilidade, a partir de diferentes propostas de atividades físicas, buscando
melhorar a amplitude dos movimentos dos membros superiores e inferiores dos
alunos. METODOLOGIA/ ATIVIDADES: O estudo foi desenvolvido através da
oficina de aprendizagem, com orientação do supervisor, envolvendo 45 alunos
entre 6 e 9 anos, das turmas do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental. Foram
utilizadas atividades individuais e em duplas, com exercícios de alongamentos e
ginásticos diferenciados de extensão e flexão dos membros superiores e
inferiores, utilizando colchonetes, bolas, cordas, bastões, entre outros materiais.
RESULTADOS / CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante do trabalho realizado,
percebemos que grande parte dos alunos tem pouca amplitude de movimento,
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
bem como pequena capacidade do músculo de contrair e relaxar. Ao longo das
aulas, ficou evidente uma evolução considerável no trabalho flexibilidade dos
educandos que, no início da aprendizagem, não conseguiam executar os
exercícios de forma satisfatória. Houve melhora na amplitude dos movimentos
dos membros superiores e inferiores, na postura, no equilíbrio e na agilidade.
Entretanto, estes resultados não foram evidenciados em todos os alunos,
tornando- se necessário um estudo mais aprofundado sobre exercícios
adequados de alongamento para o desenvolvimento dos programas de
flexibilidade, visto que esta é uma capacidade física de fundamental importância
para a saúde e bem-estar. Percebemos grande interesse e satisfação dos
educandos pelas atividades propostas, podendo esta prática ser mantida
diariamente nas aulas de Educação Física.
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