EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ABORDAGEM DE LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE QUÍMICA NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
No desenvolvimento da história da educação no Brasil, o livro didático tem papel
importante, servindo de apoio para o professor e de auxilio nos estudos
complementares dos alunos. Para o ensino da Química é importante que esta
ferramenta esteja sempre atualizada, discutindo assuntos pertinentes para nossa
sociedade. Neste sentido, o tema “educação ambiental” tem aporte da lei federal
nº 9.795/1999, que determina que o mesmo deve estar presente no currículo do
Ensino Médio de forma a tratar sobre a importância da conservação do meio
ambiente. De acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares do Ensino
Médio (PCEM), a Educação Ambiental deve ser um sistema onde todos que
compõem a comunidade devem ter consciência da importância da preservação do
meio ambiente e deter conhecimentos, ética e habilidades, a fim da resolução de
problemas ambientais presentes e futuros. Para tanto, será necessário que a
escola proporcione um ambiente escolar saudável e coerente com aquilo que
pretende que seus alunos aprendam, a fim de que possam contribuir para a
formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio
ambiente. O livro didático ainda é o recurso mais utilizado no ensino de Química,
envolvendo os conhecimentos químicos em uma série de temas, inclusive
ambientais. Em razão da importância na escolha de bons livros didáticos, como
material de apoio, as bolsistas do PIBID/UNISC/QUÍMICA, desenvolveram uma
pesquisa com livros de Química Orgânica para 3º Ano do Ensino Médio, adotados
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
em escolas estaduais do município de Santa Cruz do Sul, com período de
vigência de 2015 a 2017, de autores que abordam a educação ambiental em seus
livros para comparar a forma como este tema permeia os conteúdos. Para tanto,
foram analisados três livros, de autores diferentes, adotando-se os seguintes
critérios de avaliação: a) Temas relacionados à questão ambiental; b) exercícios
envolvendo a temática ambiental; e, c) imagens ilustrativas em relação ao tema.
Após o levantamento destes critérios, realizou-se uma comparação entre os três
livros de forma quantitativa. A análise dos livros dos diferentes autores
demonstrou que dois exploram a temática da educação ambiental como forma de
desenvolvimento dos conteúdos de Química, enquanto o 3º autor contempla a
temática somente como exemplificação do conteúdo abordado de forma
tradicional, sob forma de um texto no final de alguns capítulos do livro. Em relação
aos outros dois autores, percebe-se que a diferença entre os temas relacionados
à educação ambiental é muito pequena, pois cada livro possui praticamente a
mesma abordagem, exibindo juntamente, com os temas, gráficos, fórmulas ou
imagens para facilitar o entendimento dos alunos. Quanto aos exercícios,
comparando-se os mesmos autores que se destacaram em relação à abordagem
da educação ambiental, percebe-se que um dos autores possui mais questões
relacionadas ao tema, trazendo uma variedade de questionamentos para que os
alunos possam responder conforme os temas abordados. Com esta prática, o
autor promove uma maior interação dos alunos com as questões ambientais,
contemplando o conhecimento químico como aliado para essa interação. Por
outro lado, o mesmo autor que aborda os assuntos de Química da forma mais
tradicional, apesar de contemplar textos ambientais, não relaciona os exercícios
com os mesmos, dando ênfase a questões de vestibulares. Em relação às
ilustrações trazidas pelos autores, novamente destacam-se os livros dos mesmos
dois autores, enquanto o terceiro autor não explora o aspecto visual como forma
de interação da Química e o meio ambiente. Ainda, a avaliação dos livros dos três
autores, em relação à temática ambiental, revela que os assuntos abordados são
basicamente os mesmos, contemplando energia e meio ambiente, ciclo da água,
reciclagem, chuva ácida, efeito estufa, inversão térmica e camada de ozônio e,
quanto aos exercícios dois autores abordam a educação ambiental se
referenciando a cada tema, fazem com que os alunos tenham um conhecimento
mais amplo sobre a Educação Ambiental. A análise realizada permite concluir que
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
os três autores abordam a temática ambiental, respeitando a lei federal nº
9.795/1999 e contemplam os PCEM em relação à Química do cotidiano,
buscando a interdisciplinaridade na abordagem dos temas.
importante, servindo de apoio para o professor e de auxilio nos estudos
complementares dos alunos. Para o ensino da Química é importante que esta
ferramenta esteja sempre atualizada, discutindo assuntos pertinentes para nossa
sociedade. Neste sentido, o tema “educação ambiental” tem aporte da lei federal
nº 9.795/1999, que determina que o mesmo deve estar presente no currículo do
Ensino Médio de forma a tratar sobre a importância da conservação do meio
ambiente. De acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares do Ensino
Médio (PCEM), a Educação Ambiental deve ser um sistema onde todos que
compõem a comunidade devem ter consciência da importância da preservação do
meio ambiente e deter conhecimentos, ética e habilidades, a fim da resolução de
problemas ambientais presentes e futuros. Para tanto, será necessário que a
escola proporcione um ambiente escolar saudável e coerente com aquilo que
pretende que seus alunos aprendam, a fim de que possam contribuir para a
formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio
ambiente. O livro didático ainda é o recurso mais utilizado no ensino de Química,
envolvendo os conhecimentos químicos em uma série de temas, inclusive
ambientais. Em razão da importância na escolha de bons livros didáticos, como
material de apoio, as bolsistas do PIBID/UNISC/QUÍMICA, desenvolveram uma
pesquisa com livros de Química Orgânica para 3º Ano do Ensino Médio, adotados
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
em escolas estaduais do município de Santa Cruz do Sul, com período de
vigência de 2015 a 2017, de autores que abordam a educação ambiental em seus
livros para comparar a forma como este tema permeia os conteúdos. Para tanto,
foram analisados três livros, de autores diferentes, adotando-se os seguintes
critérios de avaliação: a) Temas relacionados à questão ambiental; b) exercícios
envolvendo a temática ambiental; e, c) imagens ilustrativas em relação ao tema.
Após o levantamento destes critérios, realizou-se uma comparação entre os três
livros de forma quantitativa. A análise dos livros dos diferentes autores
demonstrou que dois exploram a temática da educação ambiental como forma de
desenvolvimento dos conteúdos de Química, enquanto o 3º autor contempla a
temática somente como exemplificação do conteúdo abordado de forma
tradicional, sob forma de um texto no final de alguns capítulos do livro. Em relação
aos outros dois autores, percebe-se que a diferença entre os temas relacionados
à educação ambiental é muito pequena, pois cada livro possui praticamente a
mesma abordagem, exibindo juntamente, com os temas, gráficos, fórmulas ou
imagens para facilitar o entendimento dos alunos. Quanto aos exercícios,
comparando-se os mesmos autores que se destacaram em relação à abordagem
da educação ambiental, percebe-se que um dos autores possui mais questões
relacionadas ao tema, trazendo uma variedade de questionamentos para que os
alunos possam responder conforme os temas abordados. Com esta prática, o
autor promove uma maior interação dos alunos com as questões ambientais,
contemplando o conhecimento químico como aliado para essa interação. Por
outro lado, o mesmo autor que aborda os assuntos de Química da forma mais
tradicional, apesar de contemplar textos ambientais, não relaciona os exercícios
com os mesmos, dando ênfase a questões de vestibulares. Em relação às
ilustrações trazidas pelos autores, novamente destacam-se os livros dos mesmos
dois autores, enquanto o terceiro autor não explora o aspecto visual como forma
de interação da Química e o meio ambiente. Ainda, a avaliação dos livros dos três
autores, em relação à temática ambiental, revela que os assuntos abordados são
basicamente os mesmos, contemplando energia e meio ambiente, ciclo da água,
reciclagem, chuva ácida, efeito estufa, inversão térmica e camada de ozônio e,
quanto aos exercícios dois autores abordam a educação ambiental se
referenciando a cada tema, fazem com que os alunos tenham um conhecimento
mais amplo sobre a Educação Ambiental. A análise realizada permite concluir que
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
os três autores abordam a temática ambiental, respeitando a lei federal nº
9.795/1999 e contemplam os PCEM em relação à Química do cotidiano,
buscando a interdisciplinaridade na abordagem dos temas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.