ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA E CULTURA: EXPERIÊNCIA JUNTO AO PIBID-UCS
Resumo
A cultura é um fator fundamental na aprendizagem de uma língua estrangeira, já
que possibilita abrir horizontes, proporcionando outras visões do mundo e, ao
mesmo tempo, mostrando que existem semelhanças entre os povos. Segundo o
Referencial Curricular (2009, p.127), “a aprendizagem de línguas é um direito de
todo cidadão”, que lhe permitirá “compreender melhor a sua própria realidade e
aprender a transitar com desenvoltura, flexibilidade e autonomia no mundo em
que vive”. A escola é esse lugar onde será possível “construir aprendizagens
relevantes para sua vida e participação na sociedade”. Quando iniciamos as
atividades junto ao PIBID, na escola Província de Mendoza, para trabalhar com
ensino de língua espanhola, não imaginávamos que iríamos nos aprofundar tanto
na história da escola, do bairro e da própria cidade de Caxias do Sul.
Consideramos que é significativo que a escola tenha um nome de uma província
argentina e que esse nome possa auxiliar no processo de aprendizagem dos
alunos e no desenvolvimento de sua própria identidade. Mas, como diz Dayrell
(2003, apud Stecanela,2005, p.264), “não basta conhecer apenas as identidades
culturais dos jovens, recortadas de sua realidade social, é necessário ir além,
procurando concebê-lo na sua totalidade, como um sujeito social...” A Escola
Província de Mendoza, devido às características próprias do bairro, que foi
surgindo com a chegada de algumas indústrias e, depois, com a vinda de
operários que ali se instalaram, não se projetou para a sociedade. Ficou “fechada”
na sua comunidade, se comparada com outras escolas mais centrais da cidade
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
de Caxias do Sul, que têm mais visibilidade. Isso levou a que seus alunos
apresentem uma certa baixa estima, que com as atividades desenvolvidas junto
ao PIBID, começa a ser deixada de lado. Os alunos vêm que a Universidade
chegou até eles, que outras pessoas se interessam pelas suas atividades, sua
história e seu futuro. O objetivo deste artigo é mostrar que a língua estrangeira
pode levar ao conhecimento do mundo, mas também, a autoconhecer-se junto
com o ambiente em que se vive. O trabalho inicial feito com os alunos da escola
consistiu em exposição de trabalhos sobre a chegada dos primeiros imigrantes a
Caxias do Sul, apresentação de danças tradicionais gaúchas, apresentação da
cidade com seus principais pontos turísticos e degustação de alimentos típicos da
serra gaúcha. No mesmo evento, os alunos apresentaram aspectos culturais de
vários países hispano-falantes, expondo elementos típicos, referentes a vestuário,
gastronomia, pontos turísticos e personalidades. Como diz Paviani (2006, p.63-
64), “uma pessoa, um falante tende a descobrir-se quando percebe a alteridade” e
“... identidade linguística pressupõe a existência do outro, dos outros, das
interações sociais”. Ao mostrar sua cultura, o aluno refletiu e percebeu a cultura
hispana. No ano de 2015, o projeto PIBID foi incorporado ao projeto integrador da
Escola Província de Mendoza, passando a trabalhar com o tema “culturas”.
Estamos desenvolvendo atividades de grafite, partindo da literatura e dança
gauchesca, que vai culminar com uma apresentação na escola, com o apoio da
banda de Flores da Cunha RS. O projeto PIBID acabou resgatando a crença dos
estudantes de que é possível fazer atividades novas e significativas, tendo clareza
de estarem inseridos em um contexto muito maior, a partir de uma história de 101
anos da Escola Província de Mendoza. O estudo contextualizado fez com que
surgisse a real significação para a aula de Língua Espanhola e também, a
presença dos bolsistas e do projeto em si, inserido em todo o contexto escolar. O
grande evento, com o qual culminou o trabalho, trouxe a certeza, para os
educandos, de que todos são capazes de produzir e construir novos e
significativos conhecimentos. Para os bolsistas, isso mostrou que é possível
desenvolver o senso de pertença dos alunos, elevando sua autoestima. Concluise
que o PIBID pode proporcionar a descoberta da própria identidade e o senso
de pertença, através da língua espanhola, nesse caso, incentivando, ao mesmo
tempo, a reflexão tanto por parte de professores quanto de alunos, que leva ao
desenvolvimento do espírito pesquisador. Estamos, dessa forma, ensinando a
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
aprender, que como diz Bagno (2000, p.15), “não é apenas mostrar os caminhos,
mas também orientar o aluno para que desenvolva um olhar crítico... que lhe
permita reconhecer as trilhas que conduzem às verdadeiras fontes de informação
e conhecimento”.
que possibilita abrir horizontes, proporcionando outras visões do mundo e, ao
mesmo tempo, mostrando que existem semelhanças entre os povos. Segundo o
Referencial Curricular (2009, p.127), “a aprendizagem de línguas é um direito de
todo cidadão”, que lhe permitirá “compreender melhor a sua própria realidade e
aprender a transitar com desenvoltura, flexibilidade e autonomia no mundo em
que vive”. A escola é esse lugar onde será possível “construir aprendizagens
relevantes para sua vida e participação na sociedade”. Quando iniciamos as
atividades junto ao PIBID, na escola Província de Mendoza, para trabalhar com
ensino de língua espanhola, não imaginávamos que iríamos nos aprofundar tanto
na história da escola, do bairro e da própria cidade de Caxias do Sul.
Consideramos que é significativo que a escola tenha um nome de uma província
argentina e que esse nome possa auxiliar no processo de aprendizagem dos
alunos e no desenvolvimento de sua própria identidade. Mas, como diz Dayrell
(2003, apud Stecanela,2005, p.264), “não basta conhecer apenas as identidades
culturais dos jovens, recortadas de sua realidade social, é necessário ir além,
procurando concebê-lo na sua totalidade, como um sujeito social...” A Escola
Província de Mendoza, devido às características próprias do bairro, que foi
surgindo com a chegada de algumas indústrias e, depois, com a vinda de
operários que ali se instalaram, não se projetou para a sociedade. Ficou “fechada”
na sua comunidade, se comparada com outras escolas mais centrais da cidade
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de Caxias do Sul, que têm mais visibilidade. Isso levou a que seus alunos
apresentem uma certa baixa estima, que com as atividades desenvolvidas junto
ao PIBID, começa a ser deixada de lado. Os alunos vêm que a Universidade
chegou até eles, que outras pessoas se interessam pelas suas atividades, sua
história e seu futuro. O objetivo deste artigo é mostrar que a língua estrangeira
pode levar ao conhecimento do mundo, mas também, a autoconhecer-se junto
com o ambiente em que se vive. O trabalho inicial feito com os alunos da escola
consistiu em exposição de trabalhos sobre a chegada dos primeiros imigrantes a
Caxias do Sul, apresentação de danças tradicionais gaúchas, apresentação da
cidade com seus principais pontos turísticos e degustação de alimentos típicos da
serra gaúcha. No mesmo evento, os alunos apresentaram aspectos culturais de
vários países hispano-falantes, expondo elementos típicos, referentes a vestuário,
gastronomia, pontos turísticos e personalidades. Como diz Paviani (2006, p.63-
64), “uma pessoa, um falante tende a descobrir-se quando percebe a alteridade” e
“... identidade linguística pressupõe a existência do outro, dos outros, das
interações sociais”. Ao mostrar sua cultura, o aluno refletiu e percebeu a cultura
hispana. No ano de 2015, o projeto PIBID foi incorporado ao projeto integrador da
Escola Província de Mendoza, passando a trabalhar com o tema “culturas”.
Estamos desenvolvendo atividades de grafite, partindo da literatura e dança
gauchesca, que vai culminar com uma apresentação na escola, com o apoio da
banda de Flores da Cunha RS. O projeto PIBID acabou resgatando a crença dos
estudantes de que é possível fazer atividades novas e significativas, tendo clareza
de estarem inseridos em um contexto muito maior, a partir de uma história de 101
anos da Escola Província de Mendoza. O estudo contextualizado fez com que
surgisse a real significação para a aula de Língua Espanhola e também, a
presença dos bolsistas e do projeto em si, inserido em todo o contexto escolar. O
grande evento, com o qual culminou o trabalho, trouxe a certeza, para os
educandos, de que todos são capazes de produzir e construir novos e
significativos conhecimentos. Para os bolsistas, isso mostrou que é possível
desenvolver o senso de pertença dos alunos, elevando sua autoestima. Concluise
que o PIBID pode proporcionar a descoberta da própria identidade e o senso
de pertença, através da língua espanhola, nesse caso, incentivando, ao mesmo
tempo, a reflexão tanto por parte de professores quanto de alunos, que leva ao
desenvolvimento do espírito pesquisador. Estamos, dessa forma, ensinando a
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
aprender, que como diz Bagno (2000, p.15), “não é apenas mostrar os caminhos,
mas também orientar o aluno para que desenvolva um olhar crítico... que lhe
permita reconhecer as trilhas que conduzem às verdadeiras fontes de informação
e conhecimento”.
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