FLAGBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DUQUE DE CAXIAS
Resumo
Introdução: A Educação Física é umas das áreas do conhecimento que mais
permite ao aluno explorar atividades diferenciadas que englobam temas
transversais. Atividades bem orientadas na Educação Física Escolar auxiliam no
aprimoramento do desenvolvimento físico e motor; ao mesmo tempo, permitem
explorar temas transversais como cultura, sociedade e o comportamento sócioafetivo.
Entre estas atividades está o Flagbol que é uma modalidade esportiva
originária do futebol americano, que permite explorar todas as estratégias de
conquista territorial, diferente do futebol americano, esta modalidade não permite
contato físico. Assim, oferecer à criança e adolescentes atividades esportivas e
recreativas diferenciadas, é uma estratégia que possibilita contribuir no
desenvolvimento de diversas potencialidades do indivíduo, auxiliando-o na
aquisição de novas habilidades, bem como incentivando a adoção de hábitos
ativos e saudáveis. Objetivos: Proporcionar aos alunos a vivência e prática do
Flagbol; desenvolverde forma específica os fundamentos do flagbol: snap, passe,
recepção, corrida com bola e remoção da flag; aprimorando nas atividades:
esquema corporal (lateralidade e conhecer as partes do corpo); motricidade
ampla (coordenação dinâmica geral, equilíbrio); e socialização (cooperação e
respeito entre colegas e professores). Método: As atividades de intervenção, com
a iniciação do flagbol ocorreram através da modalidade de monitoria paralela,
realizada com a turma de 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
Duque de Caxias. Foram realizadas aulas introdutórias sobre a origem deste
esporte e os principais fundamentos para a iniciação ao flagbol. As sessões de
monitoria paralela seguiram a seguinte sequência pedagógica: aquecimento,
realizado em forma de brincadeiras, entre elas pega-pega; alongamento,
exercícios que visam à preparação do corpo para a etapa seguinte; processos
pedagógicos, buscam desenvolver os principais fundamentos deste esporte, entre
eles: o snap, passe e recepção, corrida com bola e remoção da flag; jogo,
momento em que se colocado em prática, de forma conjunta, todos os
fundamentos desenvolvidos em aula; volta à calma, atividade de encerramento da
aula. Resultados/considerações finais: Os resultados parciais obtidos, por meio
de observação dos alunos em aula são positivos; percebe-se que os educandos
estão se adaptando à nova prática; demonstram interesse e curiosidade,
questionando e cooperando com o andamento da aula. Observou-se que muitos
alunos melhoraram seus conhecimentos sobre as partes do corpo e lateralidade,
bem como nos aspectos sócio afetivos. Quanto aos fundamentos do flagbol, estes
continuam sendo desenvolvidos e trabalhados em aula, no geral a turma não
demonstra muitas dificuldades na realização dos fundamentos, já no jogo,
apresentaram um pouco de dificuldades no posicionamento em quadra, e de
como funciona o jogo.
permite ao aluno explorar atividades diferenciadas que englobam temas
transversais. Atividades bem orientadas na Educação Física Escolar auxiliam no
aprimoramento do desenvolvimento físico e motor; ao mesmo tempo, permitem
explorar temas transversais como cultura, sociedade e o comportamento sócioafetivo.
Entre estas atividades está o Flagbol que é uma modalidade esportiva
originária do futebol americano, que permite explorar todas as estratégias de
conquista territorial, diferente do futebol americano, esta modalidade não permite
contato físico. Assim, oferecer à criança e adolescentes atividades esportivas e
recreativas diferenciadas, é uma estratégia que possibilita contribuir no
desenvolvimento de diversas potencialidades do indivíduo, auxiliando-o na
aquisição de novas habilidades, bem como incentivando a adoção de hábitos
ativos e saudáveis. Objetivos: Proporcionar aos alunos a vivência e prática do
Flagbol; desenvolverde forma específica os fundamentos do flagbol: snap, passe,
recepção, corrida com bola e remoção da flag; aprimorando nas atividades:
esquema corporal (lateralidade e conhecer as partes do corpo); motricidade
ampla (coordenação dinâmica geral, equilíbrio); e socialização (cooperação e
respeito entre colegas e professores). Método: As atividades de intervenção, com
a iniciação do flagbol ocorreram através da modalidade de monitoria paralela,
realizada com a turma de 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
Duque de Caxias. Foram realizadas aulas introdutórias sobre a origem deste
esporte e os principais fundamentos para a iniciação ao flagbol. As sessões de
monitoria paralela seguiram a seguinte sequência pedagógica: aquecimento,
realizado em forma de brincadeiras, entre elas pega-pega; alongamento,
exercícios que visam à preparação do corpo para a etapa seguinte; processos
pedagógicos, buscam desenvolver os principais fundamentos deste esporte, entre
eles: o snap, passe e recepção, corrida com bola e remoção da flag; jogo,
momento em que se colocado em prática, de forma conjunta, todos os
fundamentos desenvolvidos em aula; volta à calma, atividade de encerramento da
aula. Resultados/considerações finais: Os resultados parciais obtidos, por meio
de observação dos alunos em aula são positivos; percebe-se que os educandos
estão se adaptando à nova prática; demonstram interesse e curiosidade,
questionando e cooperando com o andamento da aula. Observou-se que muitos
alunos melhoraram seus conhecimentos sobre as partes do corpo e lateralidade,
bem como nos aspectos sócio afetivos. Quanto aos fundamentos do flagbol, estes
continuam sendo desenvolvidos e trabalhados em aula, no geral a turma não
demonstra muitas dificuldades na realização dos fundamentos, já no jogo,
apresentaram um pouco de dificuldades no posicionamento em quadra, e de
como funciona o jogo.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.