FORMAÇÃO DE LIDERES EM AMBIENTE ESCOLAR

Douglas Luís Weber, Monica Guimarães Pereira, Camilo Darsie de Souza, Ernesto Luiz Alves

Resumo


A gestão escolar é uma parte importante das vivências cotidianas da escola
envolvendo todo o corpo docente, funcionários e alunos. Visando uma melhor
interação entre os meios, a partir da formação de líderes e representantes de
turmas, foi desenvolvido, durante o primeiro semestre do ano de 2015, na Escola
Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, no município de Santa
Cruz do Sul. As atividades foram conduzidas por acadêmicos/bolsistas do
subprojeto Interdisciplinar do PIBID UNISC, visando a revitalização do Grêmio
estudantil da escola. Objetivos: Incentivar a formação de liderança em sala de
aula, desenvolver o trabalho em grupo de forma a integrar o aluno com o meio
escolar, reformular o Grêmio estudantil da escola, orientar o trabalho de gestão
dos representes do Grêmio Estudantil. Metodologia: Inicialmente foi apresentado
para professores, alunos e comunidade escolar, em uma reunião, o projeto de
revitalização do Grêmio Estudantil, levando como ponto de referência a
participação dos alunos em projetos desenvolvidos e proporcionados pela escola.
Após uma convocação foram abertas as inscrições para chapas de
representantes, com tempo determinado pelo estatuto do próprio grêmio. Foram
realizadas as eleições e uma chapa tomou posse em seguida. O primeiro passo
tomado foi uma reestruturação do estatuto, visando uma maior participação dos
alunos e, a partir disso, o planejamento de projetos dentro do cronograma da
escola. Todos os alunos do Grêmio Estudantil recebiam tarefas e tinham objetivos
prévios para serem desenvolvidos e cumpridos em reuniões que ocorriam nas
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
dependências da escola em turno oposto com a participação da direção.
Principais Resultados: Durante o decorrer do semestre foram notados avanços
significativos na mudança da postura e envolvimento dos alunos. A partir das
tarefas propostas eles realizaram diversas intervenções nas programações da
escola como, por exemplo, a elaboração de uma gincana envolvendo alunos de
todas as turmas e turnos. Realizaram também jogos de integração entre os
alunos mostrando organização e empenho além de participarem periodicamente
de reuniões escolares, atividades extra curriculares e desenvolvimento de
projetos paralelos na comunidade. Conclusões: O presente projeto ajuda no
desenvolvimento do caráter social e intelectual do aluno de forma a fazê-lo
repensar sua participação e papel no meio vivenciado, atuando de forma
construtivista e articuladora no âmbito escolar, refletindo assim seu crescimento
como cidadão e líder. Ainda em desenvolvimento novas tarefas já estão
programadas e sendo elaboradas nos encontros semanais, para o próximo
semestre.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.