GINCANA CULTURAL INTERDISCIPLINAR: RESSIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM

Brendom da Cunha Lussani, Maristela Juchum

Resumo


Bolsistas do subprojeto Interdisciplinar Ensino Fundamental - IEF, do Programa
de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid, do Centro Universitário UNIVATES, em
parceria com uma escola organizada por ciclos de formação da rede municipal de
Ensino Fundamental, da cidade de Lajeado/RS, realizaram uma gincana cultural
interdisciplinar, buscando desenvolver os conhecimentos dos alunos participantes
por meio de práticas significativas. A gincana foi desenvolvida com o terceiro e
último ciclo, divididos em cinco equipes, cada equipe foi representada por uma cor
diferente. A gincana, realizada em duas partes distintas, em sua etapa inicial foi
baseada em um caça ao tesouro, em que os alunos solucionavam enigmas que
os levavam as demais etapas, até o tesouro final. Durante a resolução dos
enigmas, os educandos foram desafiados a utilizar sua criatividade, a resolver
charadas relacionadas a diferentes áreas do conhecimento e raciocínio lógico. Em
uma das etapas do primeiro dia, os participantes tiveram que usar da sua
criatividade para encenarem uma peça teatral ao primeiro ciclo, baseados
unicamente num resumo de uma história infantil produzida pela própria equipe.
No decorrer da segunda etapa da gincana cultural, os alunos desenvolveram a
tarefa que receberam junto ao tesouro, apresentar um cover de uma banda. Após
as apresentações, as equipes seguiram para a última etapa da gincana, que
consistia no cumprimento de um circuito interdisciplinar dividido em seis etapas de
atividades diferentes. As etapas do circuito variavam entre andar com o auxílio do
pé de lata, construir um sólido matemático, montar um quebra cabeça da cidade
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
de Lajeado, além de cantar uma música em Espanhol ou Inglês. Ao término da
gincana foi declarada vencedora a equipe que durante o caça ao tesouro, a
apresentação do cover e do circuito somou mais pontos. A primeira gincana
cultural interdisciplinar desenvolvida pelos bolsistas do Pibid/Univates incluiu os
conteúdos abordados ao longo do semestre, fazendo com que a aprendizagem se
desse de forma integrada, através de vivências e relações significativas.
Ancorados em uma didática que busca romper com a fragmentação dos
conhecimentos, embasados nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a
Educação Básica (CNE. Resolução nº 4, 13/07/2010), especificamente na
concepção de que “a interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar
a transversalidade do conhecimento de diferentes disciplinas e eixos temáticos,
perpassando todo o currículo e propiciando a interlocução entre os saberes e os
diferentes campos do conhecimento”, o IEF busca romper com a fragmentação do
conhecimento e fazer com que o discente não apenas aprenda o conteúdo, mas
atribua um sentido à aprendizagem.

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