HQ’S COMO MÉTODO DE ENSINO: RELEITURA A PARTIR DA LENDA O NEGRINHO DO PASTOREIO
Resumo
A atividade desenvolvida procurou aprofundar o conhecimento sobre a escravidão
no Rio Grande do Sul. A prática pedagógica aconteceu com alunos do 5°ano do
Ensino Fundamental do Colégio Professor Luiz Dourado, situado no município de
Santa Cruz do Sul, em docência assistida no PIBID (Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência). A metodologia empregada combinou a utilização
de uma lenda e a produção de uma história em quadrinhos (HQ’S) pelos alunos.
A atividade teve como objetivo estudar a escravidão no RS e desconstruir o mito
da escravidão branda e pouco representativa. No estudo desenvolvido pretendeuse
perceber relações entre senhor e escravo, castigos aplicados a trabalhadores
cativos, cotidiano de um escravo, trabalhos realizados por escravos em estâncias
pastoris. Durante o processo de elaboração do trabalho prevaleceu como objeto
de estudo a lenda. A história foi apresentada aos alunos no formato de um curta
metragem cantado e animado. Procurou-se compreender e analisar, a partir
dessa versão da lenda, o contexto histórico da narração e o conjunto de fatos
apresentados durante a história. O diagnóstico da narrativa foi feito fazendo os
seguintes questionamentos aos alunos: onde os fatos aconteceram? O que
retrata a lenda? Que episódio leva ao trágico fim do negrinho escravo? Quais
eram as atividades exercidas pelo negrinho? A que castigo o negrinho foi
submetido? Após ter debatido com os alunos sobre o conteúdo da lenda, foram
expostos slides explicativos sobre a escravidão no RS e o uso de HQ’S. Nas
HQ’S constituem-se elementos integrantes o requadro, a calha, o balão, o
recordatório, as onomatopeias, o desenho/imagem e a narrativa visual. A partir
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
das informações trabalhadas, os alunos elaboraram sua história em quadrinhos
desenvolvendo os elementos abordados. Durante a atividade constatou-se que
empregando o método de história em quadrinhos os alunos ampliaram seus
conhecimentos sobre a escravidão no Estrado ajudando-os na compreensão de
processos históricos. Práticas desse tipo permitem o desenvolvimento de
habilidades e competências como elaboração de sínteses, formas de expressão
artística e de linguagem. Concluiu-se que a metodologia utilizada tornou o
processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e mais prazeroso por produzir
significados aos estudantes sobre os conhecimentos abordados.
no Rio Grande do Sul. A prática pedagógica aconteceu com alunos do 5°ano do
Ensino Fundamental do Colégio Professor Luiz Dourado, situado no município de
Santa Cruz do Sul, em docência assistida no PIBID (Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência). A metodologia empregada combinou a utilização
de uma lenda e a produção de uma história em quadrinhos (HQ’S) pelos alunos.
A atividade teve como objetivo estudar a escravidão no RS e desconstruir o mito
da escravidão branda e pouco representativa. No estudo desenvolvido pretendeuse
perceber relações entre senhor e escravo, castigos aplicados a trabalhadores
cativos, cotidiano de um escravo, trabalhos realizados por escravos em estâncias
pastoris. Durante o processo de elaboração do trabalho prevaleceu como objeto
de estudo a lenda. A história foi apresentada aos alunos no formato de um curta
metragem cantado e animado. Procurou-se compreender e analisar, a partir
dessa versão da lenda, o contexto histórico da narração e o conjunto de fatos
apresentados durante a história. O diagnóstico da narrativa foi feito fazendo os
seguintes questionamentos aos alunos: onde os fatos aconteceram? O que
retrata a lenda? Que episódio leva ao trágico fim do negrinho escravo? Quais
eram as atividades exercidas pelo negrinho? A que castigo o negrinho foi
submetido? Após ter debatido com os alunos sobre o conteúdo da lenda, foram
expostos slides explicativos sobre a escravidão no RS e o uso de HQ’S. Nas
HQ’S constituem-se elementos integrantes o requadro, a calha, o balão, o
recordatório, as onomatopeias, o desenho/imagem e a narrativa visual. A partir
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
das informações trabalhadas, os alunos elaboraram sua história em quadrinhos
desenvolvendo os elementos abordados. Durante a atividade constatou-se que
empregando o método de história em quadrinhos os alunos ampliaram seus
conhecimentos sobre a escravidão no Estrado ajudando-os na compreensão de
processos históricos. Práticas desse tipo permitem o desenvolvimento de
habilidades e competências como elaboração de sínteses, formas de expressão
artística e de linguagem. Concluiu-se que a metodologia utilizada tornou o
processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e mais prazeroso por produzir
significados aos estudantes sobre os conhecimentos abordados.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.