INTERDISCIPLINARIDADE: INFORMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E NO EJA

Tamires Giovana dos Santos Rocha, Marcia Elena Kniphoff da Cruz, David Rosa

Resumo


Programa Institucional de Bolsa Iniciação à docência (PIBID) visa aproximar os
estudantes dos cursos de Licenciatura da realidade escolar. Dentre os objetivos
do PIBID um se destina a aumentar o índice de desenvolvimento da Educação
Básica – IDEB. A CAPES apoia financeiramente o programa, que é desenvolvido
junto às escolas de Educação Básica pertencentes à da rede pública em parceria
com universidades. A Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC conta com
vários subprojetos relacionados a todas às áreas de conhecimento e cada
subprojeto realiza atividades nas escolas cadastradas. Em especial, este resumo
aborda atividades desenvolvidas por estudantes do Curso de Licenciatura em
Computação da UNISC, na Escola Estadual de Educação Básica Santa Cruz. O
SI preocupa-se em auxiliar na formação do futuro professor de Computação como
um ser atuante e transformador da sociedade. Castells (2005) afirma que a
sociedade não pode ser entendida ou representada sem suas ferramentas
tecnológicas. Neste sentido, o propósito do SI é auxiliar na mudança dessa
realidade, impulsionando estudantes da Licenciatura em Computação e da
escola, no sentido de ampliar a utilização das novas tecnologias interligadas com
o mundo, quebrando barreiras, dominado saberes, informações, experiências,
transformando o ser “individual para um ser conectado e ativo na mudança social
e cultural. Participar do projeto, para os beneficiários significará a chance de
mudar a economia e poder adentrar na sociedade das redes. Castells (2005) cita:
“A comunicação mediada por computadores gera uma gama enorme de
comunidades virtuais”. Isto fortalece as culturas, as identidades, as origens, e as
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
pessoas estruturam a sociedade através dessa troca. Neste sentido as atividades
do SI, junto à escola Santa Cruz promovem a interdisciplinaridade entre a
informática e as demais áreas do conhecimento, com o objetivo de preparar os
alunos do Ensino Médio regular e do Educação de Jovens e Adultos para utilizar
ferramentas tecnológicas e por conseguinte, apoiar o processo de aprendizagem.
Semanalmente as turmas são direcionadas ao laboratório de informática, no qual
é realizado o trabalho previamente planejado entre os bolsistas e o professor da
turma. Na fase atual, está sendo realizado um trabalho em parceria com a
professora de literatura. O trabalho consiste no estudo de autores consagrados da
literatura brasileira. A metodologia utilizada envolve a concomitância entre a
disciplina de literatura e a informática. No primeiro momento foram apresentados
para os alunos os autores em dinâmica de trabalho que empregou apresentação
de slides, na sequência os alunos foram divididos em duplas e cada dupla
recebeu um autor para pesquisar sobre vida e obras. Após realizar a pesquisa
utilizando buscadores na Internet e livros, os alunos elaboraram resumo sobre o
estudo. O passo seguinte envolveu a preparação de uma apresentação de slides
para que ser apresentada aos colegas. Os conhecimentos de informática que
estão sendo desenvolvidos neste trabalho abrangem softwares de edição de texto
e apresentação. Foram apresentadas formas de realizar pesquisa em fontes
seguras na Internet. Observa-se que os alunos apresentam muitas dificuldades na
utilização desses softwares, o que se torna um desfio a ser vencido. Estão
motivados na realização do trabalho, buscando sanar as dificuldades. Conclui-se
que, os conhecimentos de informática contribuem para que o egresso do Ensino
Médio e EJA avance nos estudos de nível pós-médio ou superior com mais
facilidade, e tenha maiores chances para concorrer ao mercado de trabalho, uma
vez que esse é o objetivo apresentado pelos alunos que são o público-alvo deste
trabalho. Para os bolsistas do PIBID estudantes da Licenciatura em Computação,
as atividades do SI representam a melhor oportunidade para aplicação dos
conhecimentos teóricos adquiridos na graduação, enriquecendo a formação
acadêmica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.