LUDOPEDAGOGIA COMO ESTRATEGIA DIDÁTICA PARA RECONHECER AS PRINCIPAIS VIDRARIAS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS EM LABORATÓRIOS DE QUÍMICA

Jéssica Luiza Rutsatz, Arlan Siqueira, Wolmar Severo, Ana Lúcia Becker Rohlfes

Resumo


A temática “vidrarias científicas e instrumentos laboratoriais” é de extrema
importância e necessidade para os estudantes na disciplina de Química, haja
vista a manipulação em laboratório em qualquer nível de conhecimento, visando
sempre à segurança para que acidentes sejam evitados. Contudo, muitas vezes,
os alunos são levados para um laboratório durante aulas de química, mas não
conhecem as vidrarias, suas funções e como devem ser utilizadas. A existência
de materiais e vidrarias específicas para preparo de soluções, reações químicas,
entre outras atividades do químico já são conhecidas há mais de três séculos.
Neste sentido, objetivou-se, por intermédio da estratégia empregada, acelerar o
processo de memorização e reconhecimento do nome e da utilidade de uma série
de 50 instrumentos e/ou vidrarias de laboratório, para que com o passar do tempo
essas não sejam esquecidas. Para tanto, a metodologia escolhida foi uma aula
expositiva e dialogada com auxílio de transparências exibindo os referidos
materiais, explicando sua utilidade e reconhecendo seus nomes, através de
ilustrações e explicação oral empregando apresentação power point. Após esse
momento realizou-se exercícios de fixação com a turma do 8ºano da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Santuário – (E.M.E.F. Santuário), para inferir
sobre o grau de memorização, até esse momento. Como o objetivo não foi
atingido plenamente optou-se pela confecção de um jogo de memória
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
correlacionando o nome dos materiais com uma ilustração em forma de figura.
Durante duas aulas exercitou-se com toda a turma testando a capacidade mental
que cada um apresentava na correlação, nome-materiais. Com a descrição de
posse de cada aluno projetou-se para a semana seguinte uma avaliação para
verificar o domínio adquirido pelos estudantes sobre a temática desenvolvida. A
avaliação apresentou uma variedade significativa de questões: desenhar,
denominar, correlacionar, assinalar alternativa correta e também a descrição da
função dos materiais de laboratório mais importantes, baseando-se no material
impresso disposto a cada um dos estudantes. Ao se inferir o aproveitamento final
dos estudantes, analisou-se o resultado obtido na avaliação aplicada. Percebeuse
que o aproveitamento foi bastante significativo onde todos os estudantes
acertaram mais de 85% das questões aplicadas. Acredita-se que a técnica
apresentou um resultado extremamente positivo como recurso didático, uma
técnica complementar para o ensino desse conteúdo. Após a realização do
trabalho, concluiu-se que a metodologia utilizada contribuiu para a memorização e
conhecimento dos alunos. O mesmo conteúdo foi abordado na turma de 1ºano do
Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Luis Dourado, tendo em vista que as
turmas apresentam níveis de conhecimento diferentes, a forma de avaliação foi
diferenciada. Levando-se em conta que a turma da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Santuário não possui no seu currículo a disciplina de química, tendo
como base somente a oficina PIBID Química e a turma do Colégio Luis Dourado,
juntamente com as aulas teve o PIBID Química em intervenção. Tendo em vista
também que os alunos do 8ºano apresentaram maior interesse e participação nas
experiências, jogos e aulas teóricas dispostas a eles ao contrario dos alunos do
1ºano que demostraram-se desinteressados em relação a esse conteúdo. Logo
os resultados obtidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário,
conforme segue nas avaliações foram excelentes em relação ao Colégio Estadual
Professor Luis Dourado que apresentou um bom resultado de acordo com as
avaliações realizadas.

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