O APRENDIZADO ATRAVÉS DO PIBID

Israel Gross, Everton de Borba Duarte, Diolmir Luis da Silva

Resumo


A formação de professores no Brasil passou por diferentes fases. Inicialmente, a
abordagem era tecnicista e atendia exclusivamente à reprodução de conteúdos.
Hoje, os estudantes de Licenciaturas já têm a oportunidade de experiências que
reúnem o ensino, a pesquisa e a extensão. É com este propósito que o
Subprojeto de Informática pertencente ao Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência, da Universidade de Santa Cruz do Sul – PIBID-UNISC atua.
Em março deste ano foi dada a continuidade às atividades do PIBID junto à
Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Frohlich de Santa Cruz do Sul.
Inicialmente ocorreu uma reunião de confraternização entre todos os pibidianos,
supervisores, demais professores e representante da direção da escola, onde
foram feitas as devidas apresentações individuais, passagem das normas e
regras do regulamento interno da Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos
Frohlich e onde foi discutido o objetivo do programa bem como sua importância e
benefícios que o programa proporciona tanto para nós como futuros docentes
como para a escola. Neste mesmo encontro, foi dada a oportunidade para todos
os integrantes da reunião relatarem suas experiências vividas envolvendo o Pibid
e também externar as expectativas para o ano que estava iniciando. Também foi
realizada uma atividade entre todos os pibidianos e professores com o objetivo de
integração e conhecimento dos colegas. Após, nós, bolsistas do subprojeto da
Informática, tivemos uma reunião com a professora supervisora Sra. Ana
Jacqueline Mallmann que nos relatou a necessidade inicial de se formar uma
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
equipe de manutenção de computadores para a Escola, objetivando solucionar,
de forma rápida, os problemas nos computadores, nos softwares e na rede. Esta
equipe é composta por três alunos do curso de Licenciatura em Computação, da
Universidade de Santa Cruz (UNISC): Éverton de Borba Duarte, Israel Gross e
Diolmir Luis da Silva. Todos os integrantes desta equipe possuem cursos e
experiência nas áreas citadas acima. As atividades são realizadas,
semanalmente, na Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Frohlich, devido
à necessidade levantada pela direção, no entanto, quando solicitado, a equipe
atende outras escolas vinculadas ao Pibid. Estamos desenvolvendo a atividade
de manutenção preventiva como bloqueios de sites do tipo redes sociais, sites de
relacionamentos e demais sites considerados, pela direção da escola, inadequado
para serem acessados pelos frequentadores desta instituição de ensino.
Efetuamos instalação de antivírus ou atualização do mesmo quando necessário e
remoção dos vírus. Também realizamos limpeza de arquivos inúteis do tipo
spyware. Várias vezes nos foi solicitado também realizar a manutenção corretiva,
onde efetuamos correção de erros de registro, otimização do sistema operacional
Windows, substituição de algumas peças ou componentes danificados e correção
de vulnerabilidade dos computadores com a utilização do programa Advanced
System Care versão free. É de extrema importância salientar que só é realizada
instalação ou atualização de programas do tipo free, ou programas originais, com
licença de uso. Foi necessária, em alguns momentos, a formatação de algumas
máquinas com sistema operacional Windows, ou Linux Educacional ou Ubuntu, e
a instalação dos programas padrões das máquinas. Alguns problemas
relacionados à internet foram verificados e corrigidos, quando o problema se deu
dentro da escola, pois não temos autorização para executarmos manutenção em
equipamentos terceirizados ou em comodato, por exemplo, modem de banda
larga do provedor de internet (oi, net, gvt). Todas as atividades realizadas na
escola são atividades solicitadas, autorizadas e monitoradas pela supervisora Sra.
Ana Jacqueline Mallmann ou pelo diretor da escola Sr. Gerson Kist. O trabalho
realizado pela equipe é de extrema importância para a escola, pois elimina a
necessidade de contratação de uma equipe de manutenção terceirizada. Além
disso, a equipe de manutenção formada pelos bolsistas do Pibid é de muita valia
para os alunos do subprojeto da Informática. Através da direção a escola vem
incentivando a continuidade deste subprojeto por meio de incentivos e elogios,
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
pois a escola está muito satisfeita com o mesmo. Já para os pibidianos, este
subprojeto é excelente, pois permite ter um contato direto com os alunos e
professores. Nestes contatos se adquire experiência no relacionamento com
alunos, tendo em vista que o subprojeto faz parte da graduação de licenciatura
isso é muito válido. Servindo também como forma de atualização sobre a
realidade das escolas, as suas reais necessidades e os problemas que as
mesmas estão enfrentando. E através da troca de experiências com os
professores é adquirido conhecimento do dia a dia de um professor. Também é
importante ressaltar que o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência) nos possibilita a divulgação dos cursos de graduação, servindo de
incentivo para os alunos cursarem um ensino superior, e muitas vezes até por
meio dessa convivência e troca de informações influenciar na escolha do curso
que irão fazer. Além do trabalho realizado in loco nas escolas são realizados
encontros semanais na universidade, encontros que tem por objetivo: a troca de
experiências vividas nas escolas, planejamento de novos trabalhos a serem
realizados, avaliação e retorno referente ao trabalho realizado nas escolas, e
organização de grupos de estudos para aperfeiçoamento dos pibidianos em
suas respectivas áreas. Estes encontros na UNISC são feitos sob a supervisão
das coordenadoras do projeto junto a instituição, as professoras Marcia E.
Jochims Kniphoff da Cruz e Viviane Muller Lawisch Alves. Conclui-se que as
atividades do Subprojeto de Informática PIBID-UNISC possibilitam ações que
envolvem planejamento, execução, coleta e análise de dados e discussões para
uma avaliação, principalmente, qualitativa das ações realizadas. Através de um
processo ativo os resultados são visíveis, valorosos e latentes, pois durante o ano
de 2015 três novas escolas solicitaram participar do programa. Neste sentido a
ampliação do PIBID acarretaria em estender as oportunidades educativas que as
onze escolas integrantes, além do Poli vem tendo o privilégio de usufruir.

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