O PERCURSO ENTRE AS IDEIAS E A PRÁTICA NA CRIAÇÃO DE UM JORNAL ONLINE ESCOLAR

Fernando Müller Krebs, Kasyane da Rocha Machado, Elemar Ghisleni

Resumo


No início de 2015, após reuniões realizadas entre bolsistas e supervisores, na
EMEF Professor José Ferrugem, nós, do Subprojeto Letras-Português, decidimos
atuar em um projeto interdisciplinar em parceria com um bolsista de Geografia. O
projeto proposto pela escola foi a criação de um jornal online, no qual circulariam
as notícias, atividades e produções da comunidade escolar. Nossa ideia inicial era
editarmos o jornal em conjunto com alunos que participariam de oficinas
coordenadas por nós, com a intenção de que os discentes fossem os
protagonistas de todo o processo, desde a escolha das pautas e a produção dos
conteúdos, até a edição, a manutenção e a divulgação do jornal. Entretanto,
devido à carência de salas disponíveis na escola para a realização de oficinas,
tivemos que mudar os planos e adiar os encontros com os educandos. Desse
modo, demos início ao processo de criação da página, buscando plataformas
online gratuitas e esboçando as possíveis sessões temáticas que comporiam o
jornal, mas sempre tendo em mente que tudo isso seria provisório, pois, como o
projeto era voltado aos alunos, só definiríamos “a cara” do jornal quando
tivéssemos a participação dos estudantes. Assim, dividimos entre nós, bolsistas,
algumas funções: edição do layout da página, busca por conteúdos e posterior
elaboração das postagens. À medida que conhecemos e utilizamos as
plataformas online, percebemos que uma oferecia mais recursos que as demais
(webnode e weebly), o que nos levou a duas trocas e à escolha da terceira opção
encontrada (wix). Outro problema que enfrentamos foi a oscilação da qualidade
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
do sinal de internet da escola, fator fundamental para o desenvolvimento de nosso
projeto. Devido à soma desse obstáculo com a impossibilidade de realizarmos
oficinas com os alunos, combinamos com nossa supervisora que nossos
encontros ocorreriam também na biblioteca da UNISC (para utilização da
internet). Nas últimas semanas do primeiro semestre, tivemos algumas
dificuldades de diálogo com a escola, sobretudo quanto à questão de acesso às
informações e atividades escolares que poderiam virar conteúdo para o jornal e
de que outra forma poderíamos atuar, já que estávamos praticamente sem
opções para avançar no projeto atual. Ficamos meio desorientados. Dessa forma,
ocupamos nossos encontros restantes com o planejamento das oficinas que
realizaremos no segundo semestre. Infelizmente, os obstáculos citados acima,
somados ao curto período em que estávamos na escola, dificultaram muito a
produção de conteúdos a serem publicados no jornal. Todavia, nossa expectativa
é positiva em relação ao início das oficinas com os alunos dos 6º e 7º anos,
encontros que terão como foco a leitura, a compreensão e a produção de textos,
visando à produção de conteúdos para que o jornal online, de fato, torne-se viva
realidade. O que apresentaremos neste trabalho são reflexões a respeito da
experiência que nossa atuação nos proporcionou, de vivenciarmos e lidarmos
com os problemas estruturais encontrados em uma escola da rede pública.
Consideramos essa experiência muito importante, pois o fato de estarmos dentro
de determinada realidade escolar nos instiga a refletir e buscar soluções para os
contratempos encontrados e que impossibilitaram um melhor desempenho de
nosso projeto.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.