O USO DA MÍDIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: BLOG COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Graziela Martini da Silva, Shana Bohn dos Santos, Olgario Vogth

Resumo


O presente trabalho trata da necessidade de estimular o engajamento dos
docentes e discentes em sala de aula através do uso de novas tecnologias.
Nesse sentido, está sendo desenvolvida a produção de um blog interdisciplinar na
E.M.E.F Menino Deus, de Santa Cruz do Sul – RS. Essa atividade ocorre nas
oficinas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência -
PIBID/História, com alunos de 7º, 8º e 9º anos da escola, no turno inverso ao das
aulas. O blog tem como principal objetivo divulgar e recontar a história da escola
Menino Deus, desde seus primórdios até o momento atual, ampliar as discussões
de conteúdos trabalhados em sala de aula e, também, divulgar e valorizar junto à
comunidade a produção realizada pelos alunos. Como primeira etapa criou-se o
blog da escola pelo site webnode.com.br, onde os alunos envolvidos no projeto
têm a oportunidade de aprender a administrar esse tipo de site - que é uma rede
social digital – instruindo-se sobre as responsabilidades do uso da mídia e as
normas a serem seguidas, a fim de produzir um trabalho de qualidade. Em
seguida, de forma sistematizada e democrática, os discentes escolheram o
modelo de apresentação do site e as categorias a serem publicadas, dentre as
resultaram a página de humor, do horóscopo, do esporte, da culinária, do
professor da semana e de notícias semanais em torno de acontecimentos
envolvendo a escola e os trabalhos realizados por alunos em diferentes
disciplinas e anos. As publicações visavam integrar os demais estudantes e
professores da escola ao blog, visto que a socialização é parte preponderante do
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
processo. Como medida legal e administrativa são enviados para os pais de
alunos o pedido de autorização do uso de imagem do discente para que se torne
possível realizar postagens de fotos e para que os mesmos compareçam à escola
em turno oposto ao de aula para realizar pesquisas e entrevistas. Até a presente
data, os alunos já aprenderam a utilizar o espaço de edição do blog e iniciaram as
postagens sobre assuntos relacionados à escola e com as demais páginas por
eles criadas. O blog repercutiu positivamente, recebendo diversos acessos dos
demais alunos, de professores e da comunidade. Em apenas dois meses os
“blogueiros” já receberam elogios do grupo de professores, supervisão e direção
escolar, e ainda receberam dicas de matérias a serem publicadas. A inclusão de
recursos digitais dentro da oficina do PIBID possibilitou aos alunos uma maior
participação nas atividades escolares e proporcionou benefícios em sua
aprendizagem, ampliando o espaço da sala de aula. Além disso, criou-se maior
interação entre discentes e docentes, que debatem os assuntos propostos nas
matérias a serem postadas. É de suma importância salientar que houve
cooperação entre os alunos, sendo observado nos mesmos maior autonomia e
substancial aumento de autoestima devido as entrevistas feitas com professores e
também em razão dos elogios recebidos pela criação do Blog.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.