O USO DE DINÂMICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Daniel Henrique Mello, Giovana Vergínia Fagundes, Alexandre Rieger, Tânia Bernhard

Resumo


As escolas têm como objetivo formar cidadãos conscientes e dispostos a
enfrentar situações variadas no seu dia a dia. Entretanto, há obstáculos serem
vencidos, como por exemplo, a falta de motivação dos alunos perante os
conteúdos abordados em sala de aula. É necessário a inserção de novos
métodos de ensino que visam contribuir para um melhor desempenho no
processo de ensino-aprendizagem. O papel do professor é de mediador entre
aluno e conhecimento, valendo-se de alternativas que facilitam a construção do
mesmo, afirma OENNING et al (2011). Ao observar o ambiente escolar, nota-se
que a metodologia tradicional de ensino ainda é a mais utilizada, fazendo com
que o professor seja o sujeito ativo, que repassa seus conhecimentos ao aluno
através de aulas teóricas. Segundo KRÜGER et al (2013), as aulas de modelo
tradicional, são centradas no professor, que irá definir os conteúdos a serem
repassadas e como o ensino-aprendizagem irá ser efetuado. O objetivo deste
trabalho tem como finalidade analisar a inserção de dinâmicas dentro do modelo
tradicional de ensino. No subprojeto de Biologia do Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade de Santa Cruz do Sul
(UNISC), os bolsistas articularam situações que viabilizam a inserção de dinâmica
em sala de aula, que segundo JUSTINA (2004), são capazes de estimular o
interesse dos alunos, possibilitando assim a inserção de problemas que se
correlacionam com os conteúdos programáticos e os momentos pedagógicos de
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construção do conhecimento em sala de aula. Juntamente com os professores, os
bolsistas do subprojeto na escola E.M.E.F Menino Deus, organizaram dinâmicas
enquanto estratégias de ensino, conforme o conteúdo programático da disciplina
de Ciências, buscando explorar os objetos que estão ao alcance do dia a dia dos
alunos, para que entendam que a ciência está presente em todos ambientes e
não apenas em um laboratório ou em uma sala de aula. As ações de intervenção
na escola Menino Deus foram desenvolvidas com alunos de ensino fundamental
dos 6º anos (12 a 13 anos), no turno da tarde, 8º anos (15 a 16 anos), no turno da
manhã e recentemente iniciado atividades em uma turma de 5º ano (10 a 11 anos
de idade) pelo turno da manhã. Nas intervenções, na maior parte delas, foram
realizadas dinâmicas lúdicas fixação dos conteúdos assim como despertar a
curiosidade, realizar questionamentos, buscar respostas e identificar a
importância do que vem sendo trabalhado em sala de aula. Como estratégia, as
aulas eram iniciadas com a dinâmica da ‘’roda de conversa’’, para que fossem
percebidas as concepções prévias dos alunos, para depois o professor titular
desenvolver o conteúdo proposto. Após, eram realizadas as dinâmicas, cuja
modalidade variava conforme conteúdo estudado. As primeiras atividades
realizadas no ano de 2015 foram com as turmas de 6º anos, onde procedeu-se
várias atividades, como por exemplo, dinâmica dos ecossistemas em ambiente
externo a sala de aula, proporcionando uma reflexão ao aluno sobre o equilíbrio
existente nos ecossistemas e sobre os principais fatores que podem causar o
desequilíbrio ecológico; dinâmica do pega-pega viral onde ocorreu também no
ambiente externo. Desta forma proporcionou o aprofundamento sobre o conteúdo
dos vírus, a importância da vacinação e prevenção de doenças, bem como as
principais formas de transmissão dos mesmos. Produções de cartazes,
sintetizando e relacionando o que o aluno aprendeu na teoria; jogos de perguntas
e respostas, onde o aluno era colocado em pequenos grupos, aprendendo
também a se portar em grupo, respeitando a opinião dos demais colegas. Além
dessas dinâmicas foram realizadas também, práticas no laboratório da escola
especificas do conteúdo do Reino Monera como por exemplo, a colônia de
microrganismos, despertando a curiosidade dos alunos, e assim esclarecendo
que este Reino pode estar presente em qualquer ambiente, e a prática do iogurte
utilizando as bactérias anaeróbicas para a fermentação do leite e assim produzir o
iogurte caseiro. Já, as atividades no 8º ano começaram no segundo semestre,
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sendo realizado até o presente momento. Elaborou-se uma revista que aborda
assuntos sobre a saúde, esta revista é produzida por pequenos grupos, onde
foram distribuídos assuntos diversos, fazendo com que os alunos busquem
curiosidades para o aprimoramento das mesmas. A revista trabalha com a parte
criativa e lógica de cada um, pois são os alunos que estão elaborando e
produzindo a capa de suas revistas com desenhos e pinturas. Também esta
sendo iniciado atividades com uma turma de 5º ano, Primeiramente foi trabalhado
o assunto células com a utilização dos recursos de mídia, explorando imagens,
onde o aluno possa relacionar com o seu cotidiano. Observou-se que a estratégia
da ‘’roda de conversa’’, ao iniciar a aula, foi muito eficiente para o professor e os
bolsistas perceberem os conhecimentos prévios dos alunos, para que deste modo
as aulas fossem promovidas de maneira que facilitem a compreensão dos alunos
sobre o conteúdo proposto . Observou-se o crescimento dos alunos no quesito
conhecimento, visualizado através das atividades que foram entregues ao final
das aulas. Conclui-se que as dinâmicas auxiliam no processo de ensinoaprendizagem,
uma vez que favorece aos alunos a autoconstrução de seus
conhecimentos, bem como, auxiliam o método tradicional de ensino a estimular o
aluno, a compreender os conteúdos abordados com maior facilidade, e assim
tornando-se uma ferramenta para a quebra de aulas expositivas (OENNING et al,
2011). Portanto, essas novas técnicas desenvolvidas pelos bolsistas do
PIBID/BIOLOGIA acarretam em uma formação inovadora que proporciona
autoconfiança para a quebra de tabus que existem sobre o uso de dinâmicas
como estratégia de aula, bem como estimular o aluno para a aprendizagem.

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