OFICINA DE APRENDIZAGEM: UM NOVO JEITO DE APRENDER

Carine de Castro, Carla Lavínia Pacheco da Rosa, Helga Haas

Resumo


Apresentamos a prática em Oficina de Alfabetização, realizada na Escola
Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus localizada no bairro, Faxinal
Menino Deus, na cidade de Santa Cruz do Sul, uma atividade do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, subprojeto 1-
Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC. O resumo que segue é
um apanhado de ações realizadas no primeiro semestre do ano de 2015 com 5
alunos dos 2°s anos e 6 alunos dos 3ºs anos desta escola. A oficina é realizada de
forma lúdica com o objetivo de promover o domínio da expressão oral e escrita,
aguçar o pensamento, o imaginário e a criação, oferecer atividades que
qualifiquem o processo de leitura e escrita de maneira prazerosa. Iniciamos
conversando com as coordenadoras do PIBID na escola para melhor conhecê-las
e expor nossas intenções. Essa conversa durou aproximadamente uma manhã
inteira e foi realizada com todos os outros subprojetos do PIBID. Após
escolhemos o dia em que iríamos praticar as oficinas e as coordenadoras
solicitaram que cada bolsista conversasse com as professoras titulares das
turmas que teriam a oficina no turno oposto ao da aula para a escolha dos alunos.
Nesse momento foi feito o contato com as professoras das turmas que seriam
contempladas com o programa PIBID Pedagogia e entre os matriculados
tentamos escolher aqueles alunos que fariam parte da oficina. As professoras dos
2°s anos resolveram em comum acordo escolher os alunos que estariam na fase
pré-silábica da sua construção da escrita, pois dessa forma precisariam de um
auxílio a mais na prática da escrita. Já as professoras dos 3°sanos decidiram
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escolher os alunos que estariam na fase silábico-alfabética para dessa forma
auxiliarmos na construção de frases e textos. Depois de escolhidos, os alunos
passaram a frequentar a oficina nas terças-feiras durante a parte da manhã. Os
alunos do terceiro ano participam na primeira parte da oficina realizada das 8h às
9h da manhã. E os do segundo ano participam da oficina na segunda parte da
manhã das 10h e 15min às 11h e 15min. Primeiramente foi realizada uma
sondagem para conhecer em que nível da construção da escrita e da leitura os
alunos se encontravam. A metodologia da oficina prioriza o uso de jogos,
músicas, brincadeiras, histórias entre outros materiais pedagógicos que e têm
tornado a prática da leitura e da escrita mais interessante para os alunos
participantes. As atividades desenvolvidas permitiram produzir de forma divertida
acordos de condutas, alfabetos móveis e jogos que num segundo momento elas
puderam levar para casa e utilizar como quisessem. Como o grupo é pequeno
consegui dispô-los em círculo ou em dois grupos (dependendo da quantidade de
participantes) para realização das tarefas sempre contando com a participação de
todos, tanto em realizar as atividades quanto em ajudar seus colegas. Na maior
parte das vezes as atividades eram lúdicas e isso facilitou o aproveitamento total
do tempo em que estávamos juntos, pois dessa forma a interação entre alunos e
bolsista se deu gradativamente. Conseguimos notar a diferença na escrita e
leitura dos participantes da oficina. Também conseguimos perceber a desinibição
de muitos dos alunos participantes, pois como o grupo era pequeno todos eles
tinham de uma forma ou outra a minha atenção permanente durante os
questionamentos. Ao construírem seus próprios materiais pedagógicos puderam
manusear materiais que antes lhes eram dados prontos como, por exemplo, os
alfabetos móveis e alguns tipos de jogos. Dessa forma vindo ao encontro de um
dos objetivos elencados acima o de aguçar o pensamento, o imaginário e a
criação dos alunos. A oficina de alfabetização é de suma importância no início do
processo de aprendizagem, pois na sala de aula a professora titular não
consegue dar atenção necessária para aqueles que possuem algum tipo de
dificuldade. No início foi complicado por trocar muito de alunos, pois eu não
conseguia dar continuidade ao trabalho começado na semana que se passou.
Dessa forma atrapalhava um pouco o andamento das atividades, mas depois o
trabalho realizado foi de excelente qualidade tanto para o processo de
aprendizagem dos alunos quanto para a minha formação profissional. Acredito
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que as dificuldades vindouras façam parte do processo de alfabetização dos
alunos e dessa forma serão trabalhadas posteriormente, pois eles terão a
oportunidade de continuar participando das oficinas sempre que as professoras
titulares considerarem necessário. Aqueles que precisam de tempo diferenciado,
com mais dificuldades no decorrer do processo de alfabetização, precisam de um
apoio maior e é nesse momento que o subprojeto de Pedagogia faz a diferença
na oferta das oficinas. Trazendo atividades sob medida, feitas como alternativas
para o não entendido, possibilitando aos alunos momentos de descontração e
unindo tudo isso a uma aprendizagem prazerosa para todos os participantes do
PIBID. A construção do conhecimento se dá através das interações e eu acredito
nisso e faço valer a pena o conhecimento construído durante as aulas na UNISC
e as vivências cotidianas que o PIBID tem me oportunizado.

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