OFICINAS DE QUÍMICA PARA O ENEM

Mayellin Ramão Hoffmann, Natália Bechi Maurer, Ana Lúcia Becker Rohlfes, Wolmar Alípio Severo Filho

Resumo


O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi instituído em 1998 com o objetivo
de avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. Contemplando
quatro áreas do conhecimento, a Química encontra-se na área denominada
Ciências da Natureza juntamente com as disciplinas de Física e Biologia. No ano
de 2005, o Ministério da Educação criou o Programa Universidade para Todos
(ProUni) que oferece bolsas integrais e parciais para estudantes terem a
oportunidade de ingressarem em universidades particulares. O critério de seleção
é a nota do ENEM, sendo necessária uma nota mínima de 450 pontos e não ter
zerado a redação. Sob o enfoque da oportunidade de bolsas pelo ProUni e
visando revisar o conteúdo aprendido durante o Ensino Médio o objetivo dessas
oficinas foi auxiliar os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual
de Ensino Médio Santa Cruz no estudo da disciplina de Química para o ENEM.
Após busca na Internet constatou-se que os principais conteúdos de Química
abordados nas últimas edições do ENEM foram: a química envolvida nos
problemas ambientais, os biocombustíveis, termoquímica e as funções orgânicas.
Durante 4 encontros foram elaboradas apresentações no programa Prezi para
revisar conceitos, reações e mostrar aplicações, com a intenção de revisar os
conteúdos. A primeira oficina abordou os problemas ambientais contemplando a
questão da chuva ácida: chuvas com pH abaixo de 5 em virtude de reações que
ocorrem nas nuvens devido à presença de gás carbônico (CO2), óxidos de
nitrogênio (NOx) e óxidos de enxofre (SO2 e SO3). Esses gases estão sendo
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liberados em escala crescente já que são obtidos da queima dos combustíveis
como gasolina e óleo diesel. Abordou-se também o efeito estufa, que ocorre
devido à absorção de radiações infravermelhas o que é necessário para a
preservação da vida terrestre, mas que vem causando muita preocupação, pois
as emissões de gás carbônico vêm aumentando muito nos últimos anos e este
gás age como um “cobertor” causando que se chama o aquecimento global e
pode comprometer a vida no planeta. A segunda oficina contemplou a questão
dos biocombustíveis que são combustíveis obtidos de fontes renováveis tais
como, soja, algodão, mamona, sebo bovino, cana de açúcar, biomassa entre
outras. Seu consumo e produção vem sendo alavancados, pois são menos
poluentes e de mais fácil obtenção. Ao fim destas duas revisões, foram discutidas,
em grande grupo, aproximadamente seis ou sete questões do ENEM de edições
anteriores envolvendo os conteúdos revisados. As questões foram lidas, os
alunos escolhiam a alternativa que coerente e ao final discutia-se a questão
visando não somente validar a alternativa certa, mas mostrar a explicação para as
demais quatro alternativas estarem erradas. Após estas duas oficinas percebeuse
que a participação dos alunos não foi como esperando já que, em grande
grupo, não conseguiam concentrar-se na resolução das questões. Portanto, as
duas oficinas seguintes foram realizadas da seguinte maneira: uma revisão e
consecutivamente, uma disputa entre pequenos grupos com tempo limitado. O
conteúdo abordado na terceira oficina foi Termoquímica que é o estudo da
energia envolvida nas reações químicas. Salientou-se que as reações podem ser
classificadas em endotérmicas e exotérmicas em virtude da absorção e liberação
de energia, respectivamente. Para calcular a variação de entalpia explicou-se que
esta é igual à diferença entre a entalpia dos produtos menos a entalpia dos
reagentes e que numa reação que ocorre em mais etapas, a variação de entalpia
é igual a soma da entalpia de todas as etapas (Lei de Hess). A última oficina
abordou funções orgânicas. Para estimular os alunos, o conteúdo foi tratado
partindo-se das chamadas moléculas da bruxaria que são substâncias presentes
em certas ervas e alimentos e que, na Idade Média, eram empregadas em chás,
pomadas, “feitiços” e “poções” pelas chamadas bruxas. Como as moléculas
responsáveis por muito dos efeitos alucinógenos são orgânicas e apresentam
uma grande variedade de funcionalidades presente em uma única estrutura,
pode-se revisar o conteúdo e concomitantemente falar sobre alguns efeitos no
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organismo e curiosidades históricas. Com essa nova técnica de “disputa” entre os
grupos, os alunos mostraram-se mais interessados e com maior concentração
para a resolução dos exercícios. Ao término das oficinas, concluiu-se que estas
revisões e discussões de questões do ENEM foram proveitosas aos alunos já que
os auxiliou no estudo para o exame e exemplificou como são elaboradas as
questões, demonstrando que são interdisciplinares exigindo não só conhecimento
na área da Química, mas de todas as outras disciplinas lecionadas no Ensino
Médio. Assim, eles se mostraram mais confiantes e preparados para a prova.

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