ORIENTADOR EDUCACIONAL: A COMUNIDADEESCOLAR EM FOCO

Murilo Santos Konzen, Carla Lavínia Pacheco da Rosa, Helga Haas

Resumo


Este resumo apresenta as ações e práticas pedagógicas desenvolvidas no
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID/CAPES,
Subprojeto 1- Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC, na
modalidade de gestão na Orientação Educacional na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Menino Deus. A escola se localiza no Bairro Faxinal Menino Deus,
na cidade de Santa Cruz do Sul e oferece escolarização do 1° ano ao 9° ano do
Ensino Fundamental. Minha participação nas atividades na Orientação
Educacional iniciou-se em 2014 e vem até o presente momento sendo
desenvolvida na busca de soluções para situações que envolvem família-escola,
tendo também o contato direto com os estudantes. Neste sentido procuramos
contribuir para a formação dos alunos, na observação das suas necessidades e
no suporte para que os mesmos e toda comunidade escolar encontrem
possibilidades para solucionar suas problemáticas. Compreendendo a Orientação
Educacional como um meio de desenvolver harmoniosamente e equilibradamente
os aspectos: intelectual, físico, social, moral, estético, político, educacional e
vocacional, mobilizou-se a escola, as famílias e os alunos para investigar
coletivamente a realidade na qual todos estão inseridos. Através de conselhos de
classes participativos, colegiados de professores e alunos, palestras, dinâmicas,
atividades em sala de aula e contatos com o grêmio estudantil, utiliza-se o
diálogo, as trocas de experiências, reflexões e ações das práticas diárias, visando
à resolução de conflitos e problemas que venham a ocorrer. Também se utiliza o
estudo de caso nas situações de maiores riscos de reprovação e infrequência, em
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
que através deste acontece à observação, análise de comportamentos, visitas
nas comunidades para conhecer as famílias e muita conversa com todos os
envolvidos. Na efetivação das ações do Grêmio Estudantil realizamos debates
nas turmas sobre assuntos de interesse e necessidade dos alunos envolvidos e
visando a formação de bons líderes. Desta forma, foram trabalhadas as seguintes
temáticas: sexualidade, drogas, problemas familiares e cuidado e conservação do
ambiente escolar em que os próprios alunos constroem e assim desenvolvem a
autonomia enquanto grupo estudantil. Após dois anos desenvolvendo este
trabalho percebemos uma melhor relação entre alunos, professores e
funcionários, o respeito entre as famílias, assim como o contato maior delas
dentro do contexto escolar em que a frequência dos mesmos é muito maior e a
maturidade de todos os envolvidos para resolver os problemas através do diálogo,
da reflexão e de diversas possibilidades sem a agressão física que era algo muito
comum anteriormente. Constatamos que a orientação educacional é uma aliada a
toda a comunidade escolar, podendo articular e se posicionar frente à realidade,
trabalhando as problemáticas, dando suporte e norteando caminhos para a
solução dos mesmos.

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