PERCEPÇÕES E CRIATIVIDADE DOS ALUNOS DE QUINTOS E SEXTOS ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTUÁRIO SOBRE A PEÇA TEATRAL “OS SALTIMBANCOS”
Resumo
Como bolsistas no Subprojeto Letras Português do PIBID/UNISC, apresentamos
este resumo com objetivo de expor nossas atividades durante o primeiro semestre
de 2015, com alunos de quintos e sextos anos, em oficinas semanais na Escola
Municipal de Ensino Fundamental Santuário. Baseando-nos no livro de Elie
Bajard, Ler e Dizer, Compreensão e Comunicação do Texto Escrito, o autor nos
mostra que o teatro envolve um jogo que se utiliza do corpo como uma ferramenta
para instituir a linguagem. A compreensão da ideia contida em um texto surge
dessa manifestação do lúdico e instaura uma comunicação de múltiplos códigos,
convocando linguagens visuais e linguagens sonoras. Nesse brincar, somos
envolvidos na aprendizagem de uma maneira prazerosa, o que contribui para
potencializar o desenvolvimento do imaginário. Por esse motivo, trouxemos para
nossos alunos a peça teatral Os Saltimbancos, de Chico Buarque. Utilizando um
vídeo da peça e o livro, introduzimos o texto para o conhecimento dos alunos.
Após discutirmos, analisamos e construímos em grupo a compreensão das ideias
que o texto propõe, como os valores da amizade, da união e da esperança de
uma vida melhor, trouxemos para a vida cotidiana esses valores, construindo em
grupo essa compreensão. Como nos foi proposto pela escola, que fizéssemos
oficinas atrativas e convidativas para garantir a permanência dos alunos nas
mesmas, consideramos esse texto bastante prazeroso. Renderam belíssimos
trabalhos, com produção em conjunto de cartazes, e também com textos de
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
produção individual. Na sequência das oficinas, confeccionamos maquetes para
serem apresentadas e apreciadas na mostra de trabalhos da escola, pela
comunidade escolar, bem como pelas famílias dos alunos, que têm a escola
aberta neste dia para prestigiar o evento. Utilizando materiais de reciclagem,
tintas, massinhas de modelar e muita imaginação, os alunos construíram cidades
com base no texto Saltimbancos, onde os personagens buscam uma cidade ideal
para viver. Em tardes de muita diversão, criatividade e aprendizado, nossas
oficinas foram um sucesso. Com exceção de apenas duas desistências ao longo
do semestre, nossos alunos se mostraram participativos e atuaram com muito
empenho em todos os trabalhos que propusemos. Em uma avaliação final do
semestre, nos deram inúmeras sugestões para as próximas oficinas, mas pediram
que as mantivéssemos com o formato atual. Esses encontros nos fizeram evoluir
nas nossas práticas como iniciantes à docência e a participação nessas oficinas
criou laços de afinidade com os alunos e também com a comunidade escolar, que
se mostrou participativa em nossas atividades. Nesses momentos tivemos a
oportunidade de refletir sobre o nosso papel de professores como instigadores da
criatividade e imaginação, bem como da importância do uso do lúdico na
aprendizagem e para estimular o interesse à leitura.
este resumo com objetivo de expor nossas atividades durante o primeiro semestre
de 2015, com alunos de quintos e sextos anos, em oficinas semanais na Escola
Municipal de Ensino Fundamental Santuário. Baseando-nos no livro de Elie
Bajard, Ler e Dizer, Compreensão e Comunicação do Texto Escrito, o autor nos
mostra que o teatro envolve um jogo que se utiliza do corpo como uma ferramenta
para instituir a linguagem. A compreensão da ideia contida em um texto surge
dessa manifestação do lúdico e instaura uma comunicação de múltiplos códigos,
convocando linguagens visuais e linguagens sonoras. Nesse brincar, somos
envolvidos na aprendizagem de uma maneira prazerosa, o que contribui para
potencializar o desenvolvimento do imaginário. Por esse motivo, trouxemos para
nossos alunos a peça teatral Os Saltimbancos, de Chico Buarque. Utilizando um
vídeo da peça e o livro, introduzimos o texto para o conhecimento dos alunos.
Após discutirmos, analisamos e construímos em grupo a compreensão das ideias
que o texto propõe, como os valores da amizade, da união e da esperança de
uma vida melhor, trouxemos para a vida cotidiana esses valores, construindo em
grupo essa compreensão. Como nos foi proposto pela escola, que fizéssemos
oficinas atrativas e convidativas para garantir a permanência dos alunos nas
mesmas, consideramos esse texto bastante prazeroso. Renderam belíssimos
trabalhos, com produção em conjunto de cartazes, e também com textos de
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
produção individual. Na sequência das oficinas, confeccionamos maquetes para
serem apresentadas e apreciadas na mostra de trabalhos da escola, pela
comunidade escolar, bem como pelas famílias dos alunos, que têm a escola
aberta neste dia para prestigiar o evento. Utilizando materiais de reciclagem,
tintas, massinhas de modelar e muita imaginação, os alunos construíram cidades
com base no texto Saltimbancos, onde os personagens buscam uma cidade ideal
para viver. Em tardes de muita diversão, criatividade e aprendizado, nossas
oficinas foram um sucesso. Com exceção de apenas duas desistências ao longo
do semestre, nossos alunos se mostraram participativos e atuaram com muito
empenho em todos os trabalhos que propusemos. Em uma avaliação final do
semestre, nos deram inúmeras sugestões para as próximas oficinas, mas pediram
que as mantivéssemos com o formato atual. Esses encontros nos fizeram evoluir
nas nossas práticas como iniciantes à docência e a participação nessas oficinas
criou laços de afinidade com os alunos e também com a comunidade escolar, que
se mostrou participativa em nossas atividades. Nesses momentos tivemos a
oportunidade de refletir sobre o nosso papel de professores como instigadores da
criatividade e imaginação, bem como da importância do uso do lúdico na
aprendizagem e para estimular o interesse à leitura.
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