PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL: O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FORMADOR DE UMA CULTURA SUSTENTÁVEL

Junaia Aparecida Santos da Cruz, Karine Ines Schmidt, Alexandre Rieger, Tania Bernhard

Resumo


O projeto Escola Sustentável é uma iniciava criada pela Escola Municipal de
Ensino Fundamental São Canísio de Santa Cruz do Sul - RS, e visa desenvolver
habilidades cognitivas, procedimentais e atitudinais quanto as preocupações
ambientais ligadas à energia, água, resíduos e biodiversidade. Desta forma, o
papel do ensino de Ciências é proporcionar aos estudantes a oportunidade de
desenvolvimento de capacidades que despertem a inquietação diante do
desconhecido para que possam desenvolver postura crítica e desta forma,
construir o conhecimento, neste caso, atitudes de respeito ao meio ambiente e de
sustentabilidade, amparadas pelos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Contudo, faz-se necessário conhecimentos que interrelacionem aspectos
ambientais e sociais, com o propósito de uma melhora na condição de vida dos
seres humanos em relação ao ambiente. A educação ambiental vem sendo
utilizada como uma ferramenta para promover a formação e transformação
humana, no que diz respeito ao reaproveitamento de recursos para a preservação
da natureza (PEREIRA et.al, s.d). É possível perceber em nosso cotidiano uma
urgente necessidade de transformações, pois vivemos em uma cultura de risco,
onde cada vez mais a natureza é vista como objeto de exploração para o
consumo. Trata-se de uma crise ambiental com graves efeitos colaterais. Tais
preocupações criam condições de validação e reconhecimento da educação
ambiental para além de seu universo específico. De acordo com os Parâmetros
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
Curriculares Nacionais em Ciências Naturais (BRASIL, 1998), os temas
transversais destacam a necessidade de dar sentido prático às teorias e aos
conceitos científicos trabalhados na escola e de favorecer a análise de problemas
atuais como Meio Ambiente e Saúde. Portanto, faz-se necessário desenvolver as
potencialidades dos jovens estudantes, para que adotem posturas pessoais e
comportamentos sociais que lhes permitam viver numa relação construtiva
consigo mesmo e com seu meio, preservando e protegendo todas as formas de
vida presentes no nosso planeta, garantindo condições necessárias para o
desenvolvimento da biodiversidade. É importante que sejam capazes de observar
e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental de modo crítico, atuando
ativamente para garantir um meio ambiente saudável e boa qualidade de vida. É
de suma importância ressaltar que é de extrema necessidade que se criem ações
que visem a garantia de uma melhora na produção de vida e saúde, e que ações
sejam desenvolvidas de modo que interajam entre os alunos, buscando
contribuições para o aprendizado. Desta maneira percebemos que a escola é o
ambiente ideal para que estratégias que visem garantir uma melhora de vida
sejam colocadas em prática. O propósito do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência - PIBID é de aproximar acadêmicos de diversas licenciaturas
da realidade escolar, desenvolvendo ações de intervenção junto aos alunos, com
o intuito de contribuir para o aprendizado e a interrelação dos temas abordados
na academia com o cotidiano docente, como também para a formação de um
cidadão capaz de manifestar-se sobre questões diversas, que se apresentem em
seu dia a dia. Diante disso, a Escola Municipal de Ensino Fundamental São
Canísio, juntamente com as bolsistas PIBID do subprojeto de Ciências Biológicas
da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, tem o objetivo de discutir o
significado de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável bem como
perspectivar uma nova orientação para a prática discente, enfatizando situações
de aprendizagens ativas, experiências colaborativas e dirigidas para resolução de
problemas ambientais a nível local, regional e global. Através do desenvolvimento
de oficinas para alunos de Ensino Fundamental e o uso de estratégias lúdicas e
experimentais, foram abordados e discutidos temáticas ambientais, tais como a
separação correta do lixo, onde foram confeccionadas pelos alunos, lixeiras
seletivas para todas as salas de aula. A escolha das lixeiras ocorreu através de
levantamento prévio dos materiais mais descartados em sala de aula, gerando a
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
confecção de lixeiras para papel, plástico e rejeito. As temáticas sobre
alimentação saudável e orgânica, bem como malefícios causados pelos
agrotóxicos à saúde e ao meio ambiente foram trabalhados através da criação de
uma horta escolar, visando analisar o desenvolvimento e qualidade de hortaliças
cultivadas com diferentes preparações de solo. Vale ressaltar que os estudantes
realizaram pesquisas sobre o uso de agrotóxicos bem como a importância de uma
alimentação saudável. O tema gerou a produção de apresentações e discussões
entre colegas. Dando continuidade às atividades o enfoque seguinte foi a água,
sua importância para a vida na terra, consumo consciente, principais poluentes e
forma de controle dos mesmos. Para despertar o sentido da maravilha nos
estudantes, fazendo-os perceber o porque preservar e o que estamos tentando
proteger, foram apresentados documentários sobre as belezas e a biodiversidade
encontradas nos ambientes aquáticos. Com isso, cartazes confeccionados pelos
alunos foram expostos ao longo dos corredores da escola, alertando aos demais
sobre os principais poluentes das águas, bem como suas formas de controle.
Através das atividades desenvolvidas a escola desempenha suas finalidades de
ensino, oportunizando a (re)elaboração de princípios, ética e consciência crítica
frente às questões sócio ambientais que se apresentam em seu cotidiano e,
enquanto bolsistas PIBID o sentido de pertencimento, contribuindo, sensibilizando
e conscientizando jovens estudantes, auxiliando-os na aprendizagem de forma
significativa, mas principalmente, tendo ciência do quanto a presente experiência
influenciou e continuará influenciando na formação como futuros docentes.

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