PROJETO GAUCHO SIN FRONTERAS
Resumo
Resumo: O presente trabalho desenvolveu-se por meio de uma perspectiva
Interdisciplinar, de acordo com os preceitos que sustentam o Subprojeto
Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência -
Unisc, através do Projeto Gaucho sin Fronteras. Neste projeto, trabalhamos a
questão do gaúcho a partir de diferentes eixos temáticos, a história da
colonização do Rio Grande do Sul pelos espanhóis, portugueses, africanos e sua
interação com os povos indígenas, dando ênfase as influências da colonização
espanhola, suas lendas, seus hábitos e seus costumes presentes também em
outros países da América do Sul. Os objetivos do projeto envolvem a construção
do conhecimento pelos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental do Colégio
Estadual Professor Luiz Dourado, sobre a história do Rio Grande Do Sul. Este
conteúdo faz parte do Plano de Estudos do quinto ano do Ensino Fundamental
Séries Iniciais. No desenvolvimento do projeto enfocamos as questões culturais,
históricas, geográficas e linguísticas do estado. Durante o andamento do projeto,
utilizou-se como metodologias: a pesquisa no laboratório de informática, com o
auxilio das bolsistas do subprojeto de informática; a determinação dos fatos
históricos envolvidos e a elaboração de uma peça teatral com o auxilio da bolsista
do subprojeto História, o estudo das lendas com o auxilio das bolsistas do
Subprojeto de Letras Espanhol e a realização de uma gincana cultural com a
colaboração conjunta dos subprojetos acima citados. Após a pesquisa pautada
no significado do que seria um gaúcho de acordo com as representações
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
culturais, tradicionais e não no termo utilizado para descrever aqueles que
nasceram no Rio Grande do Sul foi encenada a peça sobre o tratado de
Tordesilhas, seguida de debate com os alunos enfocando as características que
herdamos dos colonizadores, até os dias atuais, e as influencias destas na
construção da identidade cultural do gaúcho, ocasião em que participaram todos
subprojetos envolvidos. Com auxilio das bolsistas do subprojeto de Letras
Espanhol, foram trabalhadas duas lendas que falam do surgimento do
chimarrão, sendo uma lenda guarani e uma lenda Paraguaia. Fazendo o
contraponto entre as origens espanhola e indígena deste hábito da cultura
gaúcha. A partir disso, foi elaborado um livro com produções de releitura escrita,
ilustrações e história em quadrinhos feitas pelos estudantes. Sendo que para a
redação dos textos proporcionamos, junto ao laboratório de informática, com a
colaboração das bolsistas de informática uma oficina de redação e formatação de
textos. A seguir, aproveitando as atividades relativas a semana do gaúcho foi
realizada uma gincana cultural com tarefas sobre a construção e desconstrução
do vestiário gauchesco e da própria significação do termo “gaúcho”, envolvendo
as diversas áreas do conhecimento. Os principais resultados foram a abordagem
de temas desconhecidos ou pouco trabalhados com os alunos em sala de aula;
atividades lúdicas para a apresentação de conteúdo, facilitando a compreensão
do aluno; favorecendo o trabalho coletivo, a interdisciplinaridade. Concluímos
parcialmente que o trabalho em questão é de extrema importância para a
construção do conhecimento tanto dos alunos como dos bolsistas envolvidos no
projeto. Constatamos ainda ser de fundamental importância o planejamento em
conjunto das diferentes áreas do conhecimento no desenvolvimento de atividades
interdisciplinares.
Interdisciplinar, de acordo com os preceitos que sustentam o Subprojeto
Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência -
Unisc, através do Projeto Gaucho sin Fronteras. Neste projeto, trabalhamos a
questão do gaúcho a partir de diferentes eixos temáticos, a história da
colonização do Rio Grande do Sul pelos espanhóis, portugueses, africanos e sua
interação com os povos indígenas, dando ênfase as influências da colonização
espanhola, suas lendas, seus hábitos e seus costumes presentes também em
outros países da América do Sul. Os objetivos do projeto envolvem a construção
do conhecimento pelos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental do Colégio
Estadual Professor Luiz Dourado, sobre a história do Rio Grande Do Sul. Este
conteúdo faz parte do Plano de Estudos do quinto ano do Ensino Fundamental
Séries Iniciais. No desenvolvimento do projeto enfocamos as questões culturais,
históricas, geográficas e linguísticas do estado. Durante o andamento do projeto,
utilizou-se como metodologias: a pesquisa no laboratório de informática, com o
auxilio das bolsistas do subprojeto de informática; a determinação dos fatos
históricos envolvidos e a elaboração de uma peça teatral com o auxilio da bolsista
do subprojeto História, o estudo das lendas com o auxilio das bolsistas do
Subprojeto de Letras Espanhol e a realização de uma gincana cultural com a
colaboração conjunta dos subprojetos acima citados. Após a pesquisa pautada
no significado do que seria um gaúcho de acordo com as representações
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
culturais, tradicionais e não no termo utilizado para descrever aqueles que
nasceram no Rio Grande do Sul foi encenada a peça sobre o tratado de
Tordesilhas, seguida de debate com os alunos enfocando as características que
herdamos dos colonizadores, até os dias atuais, e as influencias destas na
construção da identidade cultural do gaúcho, ocasião em que participaram todos
subprojetos envolvidos. Com auxilio das bolsistas do subprojeto de Letras
Espanhol, foram trabalhadas duas lendas que falam do surgimento do
chimarrão, sendo uma lenda guarani e uma lenda Paraguaia. Fazendo o
contraponto entre as origens espanhola e indígena deste hábito da cultura
gaúcha. A partir disso, foi elaborado um livro com produções de releitura escrita,
ilustrações e história em quadrinhos feitas pelos estudantes. Sendo que para a
redação dos textos proporcionamos, junto ao laboratório de informática, com a
colaboração das bolsistas de informática uma oficina de redação e formatação de
textos. A seguir, aproveitando as atividades relativas a semana do gaúcho foi
realizada uma gincana cultural com tarefas sobre a construção e desconstrução
do vestiário gauchesco e da própria significação do termo “gaúcho”, envolvendo
as diversas áreas do conhecimento. Os principais resultados foram a abordagem
de temas desconhecidos ou pouco trabalhados com os alunos em sala de aula;
atividades lúdicas para a apresentação de conteúdo, facilitando a compreensão
do aluno; favorecendo o trabalho coletivo, a interdisciplinaridade. Concluímos
parcialmente que o trabalho em questão é de extrema importância para a
construção do conhecimento tanto dos alunos como dos bolsistas envolvidos no
projeto. Constatamos ainda ser de fundamental importância o planejamento em
conjunto das diferentes áreas do conhecimento no desenvolvimento de atividades
interdisciplinares.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.