PROJETO MÚSICA E CONSCIÊNCIA

Andrei Moraes Weber, Evandro Oliveira, Taíse Soares Zanette

Resumo


Apesar de ser um tema de suma importância, o racismo é pouco discutido nas
escolas. Por ser um assunto delicado, ou, muitas vezes, por falta de suporte
pedagógico aos professores, o tema é praticamente ignorado. Apoiados na lei Nº
10.639/03, e conscientes da relevância deste assunto, sentimos a necessidade de
trabalhar de maneira mais profunda a questão do racismo no âmbito escolar.
A música pode ser considerada um meio de expressão cultural e, ainda, um
recurso pedagógico para pensar as relações sociais de forma ampla, o que
significa que alcança todos os sujeitos sociais. Pensando nisso, objetivamos,
através da música, abordar a questão racial, sobretudo as músicas que
posicionam uma crítica ao racismo.
O projeto se justifica no entorno do método que usaremos para abordar a
questão, a MÚSICA, que terá um papel importante como ferramenta e dará
fundamento e sustentação ao projeto, levando em conta sua abrangência e
impacto nos jovens que irão participar. Na medida em que as letras são
introduzidas para análise, é feita a execução da música buscando implementar de
forma direta e descontraída as questões étnicas e de racismo que complementam
os demais projetos já executados, articulando os diversos ritmos e estilos de
música do Brasil que abordam o racismo para o interesse mútuo de todos os
participantes.
O objetivo geral do projeto é levar a discussão do racismo para o âmbito escolar,
de uma maneira alternativa, buscando, dessa forma, atrair a atenção e aumentar
a participação dos alunos. Levando em conta o meio em que a escola está
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
localizada, promovemos a ser discutido em sala de aula experiências ou relatos
que os alunos possam ter presenciado, os quais envolvam racismo ou
preconceitos em geral, tanto na comunidade quanto na cidade.
Os bolsistas darão início às oficinas, fazendo uma breve abordagem sobre o tema
a ser discutido, logo após, executarão músicas (voz e violão) previamente
selecionadas pelos mesmos. Após a execução das músicas, será feita uma
discussão sobre a letra da música executada, instigando o aluno a se expressar
e/ou questionar a questão do racismo.

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