RECREAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA ESTADO DE GOIÁS

Alfriélli Nunes de Moraes, Marcus Daniel Silva Camargo, Natália Wilges, Leandro Tibirica Burgos

Resumo


Introdução: O PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
tem como objetivo capacitar acadêmicos de licenciatura para o convívio escolar.
O papel da Educação Física, nas séries iniciais, é de suma importância para o
desenvolvimento integral dos discentes, abrangendo o corpo das crianças em
todas as suas dimensões, nos aspectos psicomotores afetivos e cognitivos. Inserir
os licenciandos, no cotidiano de escolas da rede pública de educação;
proporciona oportunidades de criação e participação em experiências
metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e
interdisciplinar, buscando a superação de problemas identificados no processo de
ensino-aprendizagem. Neste contexto, salienta-se a importância da educação
corporal nas séries iniciais. Objetivo: Desenvolver aspectos psicomotores de
coordenação dinâmica geral, freio inibitório, equilíbrio e relaxamento através de
sessões de Educação Física. Método: Atividades foram aplicadas nas aulas com
foco recreativo e pré-desportivo para turmas do 1º ao 5º ano, em Sessões de
Educação Física Escolar (SEFE), utilizando métodos de demonstração e
resolução de problemas. Para desenvolvimento das aulas foram utilizados
materiais diversos, como: arcos, bolas, cones, entre outros; utilizando as quadras
esportivas, o pátio e a pracinha da escola. As atividades recreativas englobaram
brincadeiras como: gincanas culturais, variações de atividades com materiais
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
proporcionados pela escola, brincadeiras que desenvolvam o equilíbrio,
coordenação, freio inibitório e relaxamento. Reflexões Finais: Por meio das
atividades desenvolvidas, observamos melhoras no equilíbrio e na coordenação
dinâmica geral. Já, o freio inibitório, precisa ser mais trabalhado. As aulas com
essa ênfase contribuem com o desenvolvimento psicomotor do aluno.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.