TEMÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA UTILIZANDO SUBSTÂNCIAS ALUCINÓGENAS E NÃO ALUCINÓGENAS

André Dutra Garcia, Ana Lucia Becker Rohlfes, Nádia de Monte Baccar, Wolmar Alípio Severo Filho

Resumo


A implantação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –
PIBID é de relevante importância devido a integração dos cursos de licenciaturas
com a realidade escolar. O subprojeto de Química na Universidade de Santa Cruz
do Sul – UNISC envolve 12 escolas públicas no municipais e estaduais em Santa
Cruz do Sul. As atividades nas escolas se dividem em monitoria, oficinas,
organização de mostras científicas: A prática da monitoria tem como objetivo
principal auxiliar o professor titular no âmbito da regência de classe. Com
diferentes formatos a compreensão de que o ensino não é tarefa exclusiva do
professor, acompanha a história da educação humana em contextos sistemáticos
e assistemáticos (FRISON & DE MORAES, 2011). As práticas de oficinas, no subprojeto
Química, tem como objetivo consolidar o conhecimento adquirido em sala
de aula e ainda trabalha a conscientização ambiental utilizando técnicas de
experimentação. Na escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás a
monitoria está sendo realizada em três turmas de ensino médio, sendo elas duas
de terceiro ano e uma de segundo ano. O presente resumo irá abordar uma
temática de ensino de Química orgânica para turmas de terceiro ano de Ensino
Médio utilizando uma avaliação prognóstica (onde pretendemos chegar? /
Objetivos a atingir) com os alunos para saber qual a ideia que cada estudante tem
de funções orgânicas: álcool (R–OH), aminas (R–NH2), amidas (RCO–NH2),
éteres (R–O–R), ésteres (RCO2R), ácidos carboxílicos (R–CO2H) e aldeídos (R–
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
COH), essa técnica de ensino-aprendizagem envolve uma inserção do tema com
a realização de seminários abordando assuntos como, substâncias alucinógenas
e não alucinógenas e também remete a aplicação prática nas indústrias. Cada
grupo de alunos, com em média de quatro integrantes, ficou responsável por cada
um dos seguintes assuntos: bebidas destiladas, bebidas fermentadas, LSD,
maconha, cocaína e lança perfumes. A proposta de elaboração dos trabalhos foi
trazer de forma sintética curiosidades sobre cada uma dessas substâncias e
pincipalmente agregar ao estudo da molécula o seu princípio ativo. Esta
metodologia pressupõe uma maneira diferenciada de realizar a mobilização para
o conhecimento de funções orgânicas nitrogenadas e oxigenadas, alteração nas
vias bioquímicas do corpo, efeitos da utilização a curto, médio e longo prazo, e
também uma série de discussões sobre problemas sociais, mitos e verdades
sobre emprego destas substâncias. Os resultados obtidos com essa técnica esta
sendo satisfatório visto que os trabalhos surpreenderam as expectativas, trazendo
processos de preparação, imagens de alucinações, discussões sociais e
científicas como a liberação das drogas e utilização para fins medicinais. Com a
apresentação do seminário concluímos que o ensino de Química envolve muito
mais que decorar fórmulas e elementos, não somente em química orgânica, mas
na química de todos os anos as aplicações são de suma importância para
mobilização do conhecimento. A Química é uma disciplina muito abstrata quando
é estudada apenas a nível molecular, a demonstração experimental se torna o
maior aliado do professor para a apropriação do conhecimento e trazer assuntos
do interesse da turma envolvida. A técnica descrita nesse resumo é uma
alternativa viável para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo
para formação do estudante como cidadão consciente. Ser professor é uma
profissão que exige criatividade, cada turma é um conjunto de pessoas com
pensamentos diferentes e com interesses diferentes, e a Química é uma disciplina
que pode atender a curiosidade de todos, por mais difícil que seja a compreensão
do conteúdo proposto.

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