APONTAMENTOS E PERSPECTIVAS SOBRE O SEMINÁRIO INTEGRADO NA ESCOLA SANTA CRUZ

Camila Melo Menezes, Eduardo Finger, Ernesto Luis Alves, Lucas Machado Cardoso

Resumo


Introdução: Este trabalho relata as práticas realizadas por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Pibid/Unisc (subprojeto Interdisciplinar), em oficinas oferecidas na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, na Cidade de Santa Cruz do Sul/RS, atendendo as turmas dos primeiros, segundos e terceiros anos do ensino médio politécnico, integrantes da disciplina de Seminário Integrado. Objetivos: Diante da discrepância na produção de conhecimento entre academia e a educação básica, as escolas publicas estão hierarquicamente abaixo da academia, no quesito produção de saber. Busca-se com esta iniciativa, incentivar e proporcionar aos alunos do ensino médio a realização de trabalhos que propiciem a experiência do ato de pesquisar, ou como Pedro Demo refere-se, o educar pela pesquisa, na qual esta experiência colocará os alunos a serem ativos na escola como construtores de conhecimento, desenvolvendo um suporte de orientação com os alunos incluídos na disciplina auxiliando no desenvolvimento da pesquisa para a construção final do projeto. Metodologia: Desta forma, foi realizado na escola oficinas onde três bolsistas se dividiram para realizar o trabalho de orientação, levando os alunos a construírem habilidades para a reflexão de conceitos chaves para a pesquisa: o que é e delimitação de tema de pesquisa, o que é e para que serve os objetivos, o que é e a importância da fonte documental que justifique a pesquisa. Foram também realizadas orientações individuais com os alunos a fim de auxiliar na busca de um caminho a seguir na pesquisa e que fontes buscar, outra pratica realizada foi intervenções nas aulas buscando levar fontes alternativas em forma de apresentações para auxiliar os alunos na composição dos trabalhos. Resultados alcançados e conclusão: Através das oficinas e intervenções foi possível notar que os alunos que tinham interesse em realizar uma pesquisa científica, conseguindo conceituar melhor o tema, assim como buscar fontes concretas, tendo consciência de que esta pesquisa será bem mais do que um trabalho para a escola, mas que também os levara a se preparar para sua vida acadêmica. Foram encontradas ainda algumas lacunas presentes no ambiente escolar em relação ao construir de fato um projeto de pesquisa, encontrados inclusive por nós na hora de aplicar em sala de aula a teoria que aprendemos na academia, chegando à conclusão de que mesmo esse projeto sendo de suma importância para a formação dos alunos ainda existem barreiras que devem ser vencidas, pois muitas dificuldades ainda permeiam esta nova etapa da formação, sendo uma delas o desinteresse mostrado por grande parte dos alunos, onde uma das melhores soluções seria a união dos professores buscando conscientizar os alunos da importância de um projeto de pesquisa para formação acadêmica e, consequentemente, para o mundo de trabalho.


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