REFLEXÕES PARA CONSTRUÇÃO DE INICIATIVAS E POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES
Resumo
O Centro Universitário Metodista IPA constituiu parceria com o PIBID/CAPES em
2012/2. A partir de 2014, organizou-se grupos de licenciandos divididos em quatro
subprojetos: Educação Física, Música, Pedagogia e Interdisciplinar. Desde o
início da parceria com a CAPES o fio condutor das ações foi propiciar o
desenvolvimento integral dos alunos das escolas parceiras. Desde então as
oficinas desenvolvidas pelos bolsistas foram organizadas com atividades lúdicas
e sistematizadas, envolvendo temáticas selecionadas em parceria com os
diferentes segmentos das escolas. Entende-se que as atividades planejadas,
aplicadas e refletidas pelos bolsistas têm ressignificando para eles o "fazer
educação hoje". O êxito das ações realizadas em cada subprojeto despertou nas
Coordenadoras de Área de Música e da Pedagogia o desejo de propiciar que os
bolsistas dos dois subprojetos pudessem socializar entre eles suas experiências
docentes, acreditando que isso poderia potencializar o desafio que é formar
docentes para a atualidade. Oportunizou-se espaço-tempo institucionais, onde
cada grupo de bolsistas, tanto do subprojeto Música, quanto do Subprojeto
Pedagogia, socializasse as ações desenvolvidas, as dificuldades encontradas, as
alternativas vivenciadas e os resultados alcançados. Investiu-se também no
desafio de desenvolver e ampliar nesses futuros educadores o perfil e o
envolvimento com ações interdisciplinares , reconhecidas como uma alternativa
para potencializar a docência na atualidade, pois
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
[...] a única saída possível é o investimento na construção de redes de
trabalho colegiado que sejam o suporte de práticas de formação
baseadas na partilha e no diálogo profissional. E mesmo as respostas
sendo quase que unânimes com relação à necessidade de um trabalho
coletivo, ele nem sempre acontece (NÓVOA, 2009, p. 22).
O texto a seguir relata a origem de uma iniciativa que pretende despertar nos
bolsistas dos subprojetos PIBID Música e Pedagogia o interesse por ações
coletivas e interdisciplinares, que possam ampliar e qualificar a formação docente
deles. A iniciativa proposta pelas Coordenadoras de Área dos dois subprojetos,
autoras desse texto, nasce da valorização de ações interdisciplinares e coletivas,
que devem ser fomentadas desde a formação inicial, acreditando no Seminário
Interno como um "investimento na construção de redes de trabalho colegiado que
sejam o suporte de práticas de formação baseadas na partilha e no diálogo
profissional " (NÓVOA, 2009, p. 22). O Seminário Interno reuniu em suas duas
edições (2014/2 e 2015/1) relatos das ações pedagógicas e musicais
desenvolvidas nas cinco escolas parceiras dos Subprojetos PIBID/CAPES/IPA,
sendo três delas de Ensino Fundamental, uma de Ensino Médio e uma de
Educação Especial. Durante o Seminário Interno socializamos e discutimos as
propostas de cada grupo e resignificamos os planejamentos, práticas e
aprendizagens de todos os envolvidos nesta rede de trabalho. O Seminário
Interno propõe-se a duas intencionalidaes específicas, sendo elas: compartilhar
experiências e refletir sobre elas. O compartilhar objetiva preparar os futuros
professrores para o trabalho em equipe e para o planejamento coletivo, pois
entende-se que as ações educativas no espaço da escola são
inerentes ao próprio movimento pedagógico-didático da escola, são
tarefa de todos os agentes envolvidos e demandam compartilhamento.
Não são de responsabilidade de uma pessoa. São responsabilidade do
conjunto dos agentes (WITTMANN, 2010, p. 132).
Com as reflexões sobre as experiências relatadas busca-se, através do exercício
da escuta e do diálogo, analisar a empiria de outrem, tentando encontrar
alternativas onde poderiam ter-se inserido e contribuído, inclusive
interdisciplinarmente, para aquele planejamento e execução apresentados. Desde
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
a primeira Edição do Seminário Interno considera-se ter atingido esse objetivo na
medida em que os bolsistas reconheceram a importância desse momento,
souberam dar escuta aos relatos e interagir nas discussões, colocando suas
dúvidas e sugestões de forma coerente com o aporte teórico de sua formação.
Observou-se também a valorização dos projetos e oficinas apresentadas pelo
colegas e a mobilização desses bolsistas para inserirem-se em novas práticas
que venham a ser coletivas. No Seminário Interno esse momento de escuta,
reflexão e tomada de posição é entendido como um espaço potencial para a
formação inicial desses acadêmicos-bolsistas, pois o momento do compartilhar é
[...] entendido como o processo pelo qual o professor aprende a partir da
análise e da interpretação de sua própria atividade e dos demais via
compartilhamento de ideias, saberes e fazeres. Implica atividade
conjunta e pressupõe um processo interdiscursivo e intersubjetivo, [...]
(BOLZAN, 2010, p. 18).
Para os Subprojetos Música e Pedagogia inicia-se assim uma nova etapa, a das
abordagens coletivas interdisciplinares, que pretende-se possam ser relatadas
nas próximas edições do Seminário Interno.
2012/2. A partir de 2014, organizou-se grupos de licenciandos divididos em quatro
subprojetos: Educação Física, Música, Pedagogia e Interdisciplinar. Desde o
início da parceria com a CAPES o fio condutor das ações foi propiciar o
desenvolvimento integral dos alunos das escolas parceiras. Desde então as
oficinas desenvolvidas pelos bolsistas foram organizadas com atividades lúdicas
e sistematizadas, envolvendo temáticas selecionadas em parceria com os
diferentes segmentos das escolas. Entende-se que as atividades planejadas,
aplicadas e refletidas pelos bolsistas têm ressignificando para eles o "fazer
educação hoje". O êxito das ações realizadas em cada subprojeto despertou nas
Coordenadoras de Área de Música e da Pedagogia o desejo de propiciar que os
bolsistas dos dois subprojetos pudessem socializar entre eles suas experiências
docentes, acreditando que isso poderia potencializar o desafio que é formar
docentes para a atualidade. Oportunizou-se espaço-tempo institucionais, onde
cada grupo de bolsistas, tanto do subprojeto Música, quanto do Subprojeto
Pedagogia, socializasse as ações desenvolvidas, as dificuldades encontradas, as
alternativas vivenciadas e os resultados alcançados. Investiu-se também no
desafio de desenvolver e ampliar nesses futuros educadores o perfil e o
envolvimento com ações interdisciplinares , reconhecidas como uma alternativa
para potencializar a docência na atualidade, pois
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
[...] a única saída possível é o investimento na construção de redes de
trabalho colegiado que sejam o suporte de práticas de formação
baseadas na partilha e no diálogo profissional. E mesmo as respostas
sendo quase que unânimes com relação à necessidade de um trabalho
coletivo, ele nem sempre acontece (NÓVOA, 2009, p. 22).
O texto a seguir relata a origem de uma iniciativa que pretende despertar nos
bolsistas dos subprojetos PIBID Música e Pedagogia o interesse por ações
coletivas e interdisciplinares, que possam ampliar e qualificar a formação docente
deles. A iniciativa proposta pelas Coordenadoras de Área dos dois subprojetos,
autoras desse texto, nasce da valorização de ações interdisciplinares e coletivas,
que devem ser fomentadas desde a formação inicial, acreditando no Seminário
Interno como um "investimento na construção de redes de trabalho colegiado que
sejam o suporte de práticas de formação baseadas na partilha e no diálogo
profissional " (NÓVOA, 2009, p. 22). O Seminário Interno reuniu em suas duas
edições (2014/2 e 2015/1) relatos das ações pedagógicas e musicais
desenvolvidas nas cinco escolas parceiras dos Subprojetos PIBID/CAPES/IPA,
sendo três delas de Ensino Fundamental, uma de Ensino Médio e uma de
Educação Especial. Durante o Seminário Interno socializamos e discutimos as
propostas de cada grupo e resignificamos os planejamentos, práticas e
aprendizagens de todos os envolvidos nesta rede de trabalho. O Seminário
Interno propõe-se a duas intencionalidaes específicas, sendo elas: compartilhar
experiências e refletir sobre elas. O compartilhar objetiva preparar os futuros
professrores para o trabalho em equipe e para o planejamento coletivo, pois
entende-se que as ações educativas no espaço da escola são
inerentes ao próprio movimento pedagógico-didático da escola, são
tarefa de todos os agentes envolvidos e demandam compartilhamento.
Não são de responsabilidade de uma pessoa. São responsabilidade do
conjunto dos agentes (WITTMANN, 2010, p. 132).
Com as reflexões sobre as experiências relatadas busca-se, através do exercício
da escuta e do diálogo, analisar a empiria de outrem, tentando encontrar
alternativas onde poderiam ter-se inserido e contribuído, inclusive
interdisciplinarmente, para aquele planejamento e execução apresentados. Desde
Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul/RS
a primeira Edição do Seminário Interno considera-se ter atingido esse objetivo na
medida em que os bolsistas reconheceram a importância desse momento,
souberam dar escuta aos relatos e interagir nas discussões, colocando suas
dúvidas e sugestões de forma coerente com o aporte teórico de sua formação.
Observou-se também a valorização dos projetos e oficinas apresentadas pelo
colegas e a mobilização desses bolsistas para inserirem-se em novas práticas
que venham a ser coletivas. No Seminário Interno esse momento de escuta,
reflexão e tomada de posição é entendido como um espaço potencial para a
formação inicial desses acadêmicos-bolsistas, pois o momento do compartilhar é
[...] entendido como o processo pelo qual o professor aprende a partir da
análise e da interpretação de sua própria atividade e dos demais via
compartilhamento de ideias, saberes e fazeres. Implica atividade
conjunta e pressupõe um processo interdiscursivo e intersubjetivo, [...]
(BOLZAN, 2010, p. 18).
Para os Subprojetos Música e Pedagogia inicia-se assim uma nova etapa, a das
abordagens coletivas interdisciplinares, que pretende-se possam ser relatadas
nas próximas edições do Seminário Interno.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.