O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA FRENTE À GLOBALIZAÇÃO
Resumo
Diante das transformações ocasionadas pela globalização no mundo contemporâneo houve aumento significativo da procura pela qualificação profissional, principalmente em nível de ensino superior, a fim de atender às exigências do mercado de trabalho. No Brasil esta realidade não foi diferente e, diante da insuficiência do número de vagas em instituições públicas, o governo tem se voltado para a implementação e expansão das políticas públicas de acesso ao ensino superior privado, visando a inclusão social de grupos menos favorecidos socialmente e o exercício pleno da cidadania. Este estudo tem como objetivo analisar o acesso ao ensino superior no Brasil e a construção da cidadania frente ao processo de globalização. Como técnica de pesquisa adotou-se a documentação indireta por meio da pesquisa bibliográfica. Constituíram-se em fontes de pesquisa livros, artigos científicos, dissertações e outras produções, destacando-se as contribuições teóricas de Santos (2002), Vieira (2001), Sousa Santos (2002), dentre outros. Pode-se afirmar que, o acesso e permanência dos estudantes brasileiros pode ser expandido por meio de melhorias constantes nas políticas públicas destinadas a esta finalidade, de maneira que objetivem a democratização do ensino e a qualidade, envolvendo a sociedade e mantendo valores nacionais e culturais dos mais variados segmentos sociais por meio de uma “outra globalização”.
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