DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A EXPERIMENTAÇÃO EM FÍSICA NAS ESCOLAS DA REGIÃO DE ABRANGÊNCIA DA UNISC

Kayawe Backes Narciso, Benhur Borges Rodrigues

Resumo


 

Um desafio atual do ensino de química, ciências, física e biologia, nas escolas de nível fundamental e médio, é construir uma ponte entre o conhecimento transmitido e o cotidiano do aluno. A Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) cumpre papel importante na resolução dessa situação por intermédio da realização de projetos de extensão, que auxiliam na disseminação do conhecimento de forma mais lúdica e experimental. A iniciativa do Núcleo de Socialização de Ciência e Tecnologia em fomentar a interatividade científica vem ao encontro dos anseios da sociedade. Ao promover a jornada científica, e envolver diversas áreas do conhecimento, como também se faz a partir deste projeto, fica evidente a preocupação em contribuir positivamente com a sociedade. Este projeto foi desenvolvido com os objetivos de divulgar e desmistificar o ensino da física nas escolas, oportunizando assim, a partir da demonstração experimental, o aprofundamento conceitual da física. A troca de experiências entre o corpo docente e discente, e a comunidade, favorece o aprendizado em física, incentivando a participação em mostras experimentais comunitárias. Selecionamos 10 experimentos de física que são de fácil montagem e deslocamento, e que não necessitam do uso de laboratórios especializados no âmbito escolar para sua realização. Eles contemplam cada uma das áreas de interesse (saber, mecânica, eletricidade, óptica e eletromagnetismo), e também podem ser apresentados para os estudantes das escolas aqui no próprio Laboratório de Física da Unisc, onde os materiais/equipamentos são gentilmente cedidos. Com esses experimentos, foram realizadas oficinas com o intuito de melhorar o aprendizado conceitual da física na escola. Para isso, preparam-se materiais didáticos (roteiros experimentais) para cada um dos níveis de ensino (fundamental e médio). Os encontros com os estudantes foram/são agendados e, as oficinas que discutem os conceitos a partir destes experimentos, estão sendo realizadas. Foram atendidos em torno de 50 alunos da Escola Alexandrino de Alencar, Passo do Sobrado, onde o tema Movimentos (MRU e MRUV) foi abordado. Após a realização dos experimentos, um questionário foi aplicado para avaliar a eficiência da oficina realizada. A partir das respostas pode-se concluir que a grande maioria dos respondentes não realizaram experimento algum antes da oficina e quanto as equações apresentadas já havia razoável conhecimento das mesmas. Como a escola ainda não realizou a sua próxima oficina, não houve como medir a evolução do conhecimento. Outras oficinas foram realizadas em Sinimbu e Vera Cruz, mas ainda não temos o retorno das avaliações. Também desenvolvemos oficina no Campus da UNISC e ainda não temos o diagnóstico sobre a eficiência de aprendizado do aluno. Foi possível perceber a satisfação dos alunos quando da realização dos experimentos na área de física e, consequentemente, o importante aprofundamento dos conhecimentos desta área pôde ser efetivado. O intercâmbio Universidade-Escola favoreceu a troca de experiências, determinando um aprendizado efetivo, pois o lúdico e o experimental auxiliaram o desenvolvimento conceitual da física. Para dar continuidade ao projeto, outras oficinas estão sendo agendadas e a avaliação final deverá ser apresentada no Relatório Final do Projeto.

 


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