ANÁLISE DA EFETIVIDADE DA INSERÇÃO DO PET SAÚDE EM GRUPO DE PUERICULTURA NA ESF MENINO DEUS, SANTA CRUZ DO SUL – RS

Fernando Borges Silva, Margarida Mayer, Andreza Legramanti Gomes, Jean Kipper, Maria Cristina Reis

Resumo


 

INTRODUÇÃO: Dentre os principais objetivos da Assistência à Saúde Infantil desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), estão à promoção e a recuperação da saúde das crianças, buscando assegurar seu crescimento e desenvolvimento na plenitude de suas potencialidades. A Puericultura ocupa-se da infância normal e, atualmente os Grupos de puericultura são descritos como um novo modelo para a supervisão de saúde. Em seguida, o programa PET-Saúde da Família, foi implementado com o objetivo de inserir estudantes de graduação o mais precocemente em UBS, propiciando um rico processo de troca de saberes bem como a vivência na Atenção Básica. OBJETIVO: Identificar a efetividade da inserção dos alunos do programa Pet Saúde com a elaboração de materiais e participação do grupo de puericultura da UBS Menino Deus, sob o ponto de vista dos pais e/ou cuidadores, profissionais da UBS e, também, estudantes do Pet Saúde. METODOLOGIA: Foi desenvolvido pelos integrantes do Pet Saúde um material em forma de polígrafo para ser usado como texto base aos ministradores do grupo. Contém assuntos de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. Também, foram feitas apresentações em Power Point contemplando os assuntos do polígrafo. Ainda houve a participação ativa dos alunos do Pet Saúde como ministradores dos grupos. Após, foram feitos questionamentos as mães, bem como, aos profissionais do posto e doutorandos, sobre o parecer e visão dos mesmos sobre o funcionamento do grupo, conhecimentos adquiridos e pontos positivos dos encontros atuais. Ao final, também há descrito o parecer dos alunos do Pet Saúde. RESULTADOS: As mães e/ou cuidadores, relataram que os assuntos abordados são de fundamental importância no cuidado das crianças. Referem estar mais preparados em reconhecer sinais de agravo e a necessidade de procurar atendimento médico de urgência. Passaram também a ser fonte de informação, de práticas e conhecimentos assimilados no grupo, orientando familiares ou contatos próximos. Já os profissionais de saúde, bem como doutorandos, referem estar mais capacitados e preparados para ministrar o grupo, pois conseguem ter uma leitura prévia e garantir um maior conhecimento no desenrolar dos grupos. Afirmam que o material levou uma dinâmica aos grupos, ao ser didático, muito ilustrativo e de fácil entendimento. Também já observam uma menor procura posterior para esclarecimentos de dúvidas, maior adesão às consultas de puericultura e uma maior autonomia dos pais em relação à saúde de seus filhos. Já os alunos do Pet Saúde, afirmam que a confecção dos materiais serviu como um propulsor para o conhecimento e qualificação profissional. Relatam que a interação e o contato com a realidade, tendo uma visão real e um contato próximo com a população atendida, está sendo imprescindível a formação profissional na graduação. CONCLUSÃO: Conclui-se que o material desenvolvido pelos integrantes do Pet Saúde foi de fundamental auxílio na orientação e informação dos pais. Para os profissionais de saúde, houve uma interação multidisciplinar mais solidificada, enfoque desejado pela atenção primária. Fortalecendo o aporte teórico e viabilizando discussões mais consolidadas e amplas, já que reúne diversos cursos da área da saúde. Por fim, para os alunos, o estágio através do PET-Saúde se configura em momentos-síntese, na perspectiva da saúde coletiva, convergindo para a formação de profissionais capazes e comprometidos com a realidade social.

 


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