ATIVIDADES EDUCATIVAS COMO MEIO DE SOCIALIZAÇÃO DE IDOSOS EM RISCO METABÓLICO

Adeline Caroline Jost, Juliana Helena Santin, Marcelle Sa Franco, Willian Franco Rezende, Francisca Maria Assmann Wichmann, Isabel Pommereh Vitiello

Resumo


 

O presente estudo relata as experiências vivenciadas junto ao Serviço Integrado de Saúde, através das atividades educativas e assistências com os idosos. As mesmas se desenvolveram no âmbito do Projeto de Extensão “Promoção do Envelhecimento Saudável com adultos e idosos em risco metabólico” da Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC. O projeto tem como objetivos desenvolver atividades educativas e assistenciais com idosos; sensibilizar as pessoas idosas a participar de promoção a saúde; estimular sua autonomia; favorecer o autocuidado dos idosos através do conhecimento sobre sua saúde, bem como a capacitação dos cuidadores. As atividades educativas foram desenvolvidas no período de abril a julho de 2011, desenvolvidas durante os encontros semanais de um grupo de pacientes em risco metabólico, com população comporta por 15 pacientes que participaram deste grupo. De acordo com as dificuldades percebidas durante a observação do grupo realizamos um levantamento de quais áreas seriam as que necessitariam de uma intervenção mais efetiva junto aos pacientes, sendo evidenciadas: o conhecimento da própria patologia, os tratamentos e dentro deles o que mais aflige que é relacionado à dieta, as complicações e por último, o autocuidado propriamente dito. Portanto, a abordagem foi quem norteou o processo educativo. A didática utilizada compreendeu uma dinâmica de troca de ideias e experiências onde os idosos interagiram entre si, com os bolsistas e com professores. Ao aplicarmos a técnica de dinâmicas, estabelecemos que assumiríamos o papel de animador esclarecendo aos idosos como as atividades teriam que ser realizadas para terem êxito. Uma vez constituído o grupo, procurou-se atender e trabalhar a individualidade de cada idoso. Por tratar-se de um grupo heterogêneo desenvolveu-se atividades de recreação educativas e culturais, respeitando as limitações de cada um. Buscou-se estimulá-los á realizarem as atividades conscientizando-os de que é possível prevenir sua autonomia em bom nível, caso procurem um estilo de vida ativa, integrando a quaisquer que sejam as atividades que ocupem no seu cotidiano. É fundamental que o idoso aprenda a lidar com as transformações de seu corpo e tire proveito de sua condição, resgatando assim a sua cidadania. Durante os encontros pôde-se observar a melhora dos participantes ao resgatarem sua autoestima e desenvolvimento de um sentimento de utilidade, restabelecendo o prazer em viver no contexto das perdas biopsicossociais associadas ao envelhecimento. Dessa forma, concluímos que as práticas de ações educativas propiciam uma melhoria sensível da qualidade de vida com implicações sociais, psíquicas e fisiológicas.

 


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