NOVA ABORDAGEM EM GRUPOS DE DIABÉTICOS TRAZ COMUNIDADE A ESF

Jean Francisco Kipper, Margarida Mayer, Andreza Legramanti Gomes, Fernando Borges Silva, Maria Cristina Reis

Resumo


 

Introdução: A educação é a base para determinarmos melhoras nos índices gerais de saúde. O programa da ESF busca por meio de grupos esclarecer os cuidados e condutas no tratamento dos pacientes com patologias como diabetes e hipertensão. Observa-se que por serem crônicas, os pacientes permanecem por um longo período em tratamento e os assuntos dos grupos se repetem, ficando maçantes e causando evasão nos grupos. O abandono dos grupos leva a ineficácia do tratamento, pois os pacientes acabam por apenas pegar a medicação muitas vezes nem a tomam corretamente, fatores esses que são abordados nos grupos. Com a implantação do PET-Saúde da família se objetivou a integração ensino-serviço-comunidade. Esta nova ferramenta a favor da saúde leva o ensino mais próximo à comunidade e auxilia na formação de profissionais voltados à atender as demandas da população. Os integrantes deste programa têm o conhecimento técnico e ideias diferenciadas em relação aos profissionais que já trabalham na rede pública e a união destas ideias dá novo impulso às abordagens dentro do ESF. Metodologia: Foi elaborado um calendário onde cada profissional envolvido na unidade se comprometeria a elaborar e dirigir o grupo em um mês, sendo que a população total que é assistida pela unidade é dividida em 3 grupos para participar destes encontros. Se elaborou uma abordagem trazendo assuntos de interesse dos usuários e ligando estes aos cuidados que diabéticos devem ter com sua doença. Os integrantes do PET foram remanejados para auxiliar na formação dos grupos, auxiliando hora às agentes comunitárias hora aos profissionais da sua área (acadêmico de Odontologia auxiliando o Cirurgião-Dentista da unidade). Nos grupos foi demonstrado a influência da saúde bucal na qualidade de vida e no controle do diabetes e onde as doenças sistêmicas como diabetes podem influenciar na saúde bucal. Esta abordagem tenta modificar a abordagem da doença e integralizar as áreas da saúde dentro da unidade. Resultados parciais: Por meio da diferenciação da inserção da comunicação nos grupos se conseguiu maior atenção e adesão aos grupos. Espera-se que o montante de pessoas nos grupos seja crescente com estas novas abordagens o que causará consequentemente uma melhora no estado de saúde geral e qualidade de vida da população. Conclusão: Novas abordagens no atendimento a população são bem vindas e faz com que a estrutura pré-existente fique cada vez mais atraente à adesão da comunidade. Por meio da inserção de acadêmicos no atendimento primário estes se deparam com a realidade tornando-se mais capacitados a assumirem papéis pró-ativos e efetivos na melhora da saúde pública.

 


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