ATIVIDADES RECREATIVAS EM AMBIENTE HOSPITALAR

Marlene de Fátima Gobi, Martha Helena Pereira

Resumo


 

Introdução - As crianças têm o direito assegurado de brincar, através da Declaração Universal dos Direitos da Criança, que garante a recreação tão necessária ao seu desenvolvimento quanto o alimento e o descanso. A recreação como proposta terapêutica visa o resgate de vida sadia, através da estimulação da criatividade, aspecto lúdico, a terapia através de atividades dinâmicas estabelecidas conforme a necessidade de cada paciente, tornando as limitações da enfermidade, distância do grupo familiar e a período de internação menos traumática, de certa forma, contribuirá para diminuir o tempo de internação das crianças. Objetivo - Relatar a experiência da bolsista com financiamento externo do curso de Educação Física da UNISC no Projeto de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente, que é um projeto parceria entre a UNISC e a empresa MERCUR e, entre outros objetivos, visa: contribuir para o desenvolvimento das crianças e adolescentes durante o período de internação, o que acelera o processo de recuperação dos pacientes e diminuir, consequentemente, o tempo de internação; desenvolver atividades lúdicas, educativas e preventivas com as crianças, adolescentes e seus responsáveis; oportunizar os acadêmicos a realização de atividades de pesquisa e extensão bem como, a participar em cenários de prática diferente do oferecido por cada curso; estimular os acadêmicos para produzir conhecimento bem como planejar, organizar, participar e avaliar atividades educativas; produzir material didático–pedagógico, formulários e de publicação científica; realizar junto às crianças hospitalizadas brincadeiras infantis, dinâmicas com música, atividades livres e dirigidas. Essas atividades são desenvolvidas tanto pelo método dirigido como pelo livre e sempre adequadas às limitações impostas pelas patologias, tais como jogos diversos, atividades lúdico-recreativas, jogos dramáticos, jogos de montagem, atividades de desenho e pintura e organizar fichários dessas atividades recreativas e educativas que possam ser realizadas em ambiente hospitalar. Os cuidados com a limpeza dos brinquedos são criteriosamente realizados e os bolsistas realizam a higienização dos jogos e brinquedos com flanela e álcool 70%, a cada utilização. Em datas comemorativas são realizadas atividades diferenciadas, como no Dia do Desafio, foi realizada uma visita nas enfermarias e outros ambientes de internação para realizar alongamento aos acompanhantes. Um questionário é aplicado aos acompanhantes que desejam colaborar, o qual contém questões fechadas e abertas sendo que uma delas tem como objetivo verificar o índice de satisfação dos acompanhantes ou pais em relação às atividades desenvolvidas pelos bolsistas. As atividades são desenvolvidas na sala da Unidade Pediátrica do Hospital Santa Cruz de Santa Cruz do Sul-RS com as crianças hospitalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), independente de suas idades e/ou patologias. Considerações finais: Pode-se inferir pelo número crescente de atendimentos que os usuários através de relatos espontâneos e questionários aplicados, gostam de participar das atividades propostas, reconhecem os benefícios da recreação hospitalara e salientam a importância deste projeto na recuperação de seu familiar.

 


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