GUIAS LÚDICOS ILUSTRADOS PARA INTRODUÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Daiani dos Santos, Natalia Quoos, Wolmar Alipio Filho, Janaina Backes

Resumo


 

A alfabetização científica pode contribuir para o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o conhecimento e o ambiente. Apesar da disciplina “ciências” no Ensino Fundamental (EF) compreender conhecimentos biológicos, físicos e químicos, comumente o biológico é o mais abordado em detrimento dos demais. Alguns estudos têm indicado que os professores das séries iniciais do EF não gostam ou dedicam pouco tempo ao ensino dos fundamentos da ciência. Considerando que os professores que lecionam nas referidas séries possuem formação acadêmica em Pedagogia ou Magistério, acredita-se que as abordagens sobre ciência, em particular sobre assuntos químicos, presentes nos livro didáticos podem influenciar este ensino. Tendo como objetivo este trabalho, de investigar quais são os assuntos de química mais comumente abordados nos livros de ciências para séries iniciais do EF e também identificar quais são as relações entre os conhecimentos científicos e o dia a dia dos alunos. Além disso, pretende-se também diagnosticar os experimentos vinculados ao conhecimento químico presentes nos livros. A montagem de guias lúdicos ilustrados para introdução do ensino de Química nas séries iniciais do Ensino Fundamental se deve à carência de materiais que auxiliam o professor para introduzirem a disciplina, o que acarreta em uma boa parte dos alunos que entra no Ensino Médio traz consigo uma ideia de Química rotulada como “difícil e complicada”. O professor como mediador da aprendizagem tem a função de cativar esses alunos para que essa rotulação seja banida. Para tanto, ele deve possuir materiais e informações de uma maneira atraente aos alunos. O guia lúdico que inicialmente deverá conter em torno de 32 vidrarias, as mais utilizadas em laboratório, com uma explicação simples e de fácil entendimento de sua função e maneira de utilização. Está sendo desenhado à mão livre por um integrante colaborador com o intuito de induzir o estudante a colorir e assim estudar e criar um gosto maior pela Química. Outro guia que está sendo criado com os mesmos intuitos é o de fórmulas químicas. Esse, por sua vez, compreende em torno de 60 fórmulas estilizadas e com descrição da importância para os seres vivos, como exemplos, H2O, CO2, O2, NaCl, etc. De uma maneira divertida, o estudante verá e aprenderá a importância da Química que está presente em nosso dia a dia. Os guias lúdicos encontram-se em fase adiantadas de confecção, os textos já estão montados na sua totalidade, as figuras tanto as fórmulas estilizadas bem como as ilustrações de instrumentos e vidrarias de laboratório, tudo desenhado manualmente por uma estudante de ensino médio, com mais de 80% da figuras. A próxima etapa será a formatação dos guias, a procura de parceiros para confecção de uma série e divulgação junto das escolas de ensino fundamental da região. Os indicadores de sucesso do projeto serão auferidos, pela satisfação e reconhecimento dos estudantes e professores do ensino fundamental na receptividade ao material gerado e evolução deles dentro do conhecimento gerado. A consecução do projeto será possível com recursos buscado com parceiros empresas privadas, prefeituras e com recursos do Núcleo de Socialização de Ciência e Tecnologia da UNISC.

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.