RELATO DAS OFICINAS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM – PIBID ESTUDO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, REALIZADO NO COLÉGIO ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSOR LUIZ DOURADO

Rodrigo dos Santos, Stefanie Knuds Zajac, Miria Suzana Burgos

Resumo


 

Introdução: PIBID é um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no qual realizamos atividades nas escolas com baixa nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Este documento trata do relato das atividades de Educação Física, desenvolvidas no Colégio Estadual de Ensino Médio Professor Luiz Dourado, nas turmas de 1º e 2º anos e de 5º ano. Objetivo: consolidar e ampliar conhecimentos, enriquecer experiências culturais e vivências sociais, tanto dos alunos, educadores das escolas envolvidas, como dos estudantes da UNISC e auxiliar os alunos a vencerem os obstáculos em suas aprendizagens, favorecendo o sucesso escolar. Método utilizado: Inicialmente, foi feito um diagnóstico de dificuldades de aprendizagem; a partir do mesmo, foi iniciado um trabalho de planejamento de intervenção na escola para amenizar essas dificuldades encontradas nos alunos, através de laboratórios de aprendizagem. Os laboratórios são um espaço de superação, pensar e trabalhar a causa e não somente o sintoma; não é um espaço de reforço, mas sim de superação. Resolvemos fazer esses laboratórios de aprendizagem na forma de oficinas. Depois de feito o planejamento, foram colocadas em prática, as atividades propostas nesses planos de oficina. Nosso dia de atendimento aos alunos ocorre sempre às quartas-feiras, uma vez por semana, nos dois turnos: manhã e tarde. Realizamos um total de quatro oficinas de Educação Física de 1º e 2º anos, com exercícios e jogos que exijam: atenção, ordem, lateralidade, reflexo, freio inibitório, coordenação dinâmica geral e cooperação com os colegas e estimular rápidas respostas motoras aos estímulos sensoriais. O número de alunos presentes, nessa oficina, fica em torno de 30 por semana. Já, nas oficinas de 5º ano, com base no plano das oficinas, realizamos, por hora (início do processo de oficinas), exercícios de adaptação à bola no desporto de handebol. Procuramos trabalhar diversas formas de passes, dribles e arremessos. O número de alunos presentes nessa oficina fica em torno de 20, por semana. Resultados: percebemos como resultado dessas atividades, a satisfação e a alegria dos alunos em participarem dessas oficinas e, segundo depoimento dos mesmos, melhoraram seu desempenho em diversas atividades sejam elas escolares ou cotidianas. Sempre perguntamos à eles o que acham das oficinas e eles dizem que gostam, pois aproveitam o tempo para aprender cada vez mais; o maior indicador disto é o aumento de participação por parte das crianças, nessas oficinas; a cada oficina surgem novos alunos. E não só os alunos aprendem mais, mas nós bolsistas do PIBID também aprendemos com os alunos; a cada semana aprendemos novos valores, como comprometimento e responsabilidade, respeito ao outro, colaboração, solidariedade. Considerações Finais: Como vimos, este trabalho é resultado de um estudo minucioso que exigiu, no decorrer do mesmo, muita análise, síntese e reflexão. Por todo o exposto, pode-se concluir pela importância e pertinência do PIBID que, sem sombra de dúvida, é um programa institucional que visa o incremento na aprendizagem, desenvolvimento e bem-estar dos alunos e das escolas participantes, pois através dele conseguimos melhorar o desempenho dos alunos com dificuldades de aprendizagem.

 

 

 


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