ENSINAR E APRENDER CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID – EM DUAS ESCOLAS PARTICIPANTES.

Josiane Marques Pires, Josias Matheis Kern, Marta Elis Bergmann, Simone Beatris Reckziegel, Tana Bernhard

Resumo


 

Aprender Ciências implica em compreender os conceitos de forma significativa, a partir de situações de aprendizagens contextualizadas. A área de Ciências Biológicas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID busca, a partir do incentivo à investigação em Ciências Naturais, desenvolver o gosto pela descoberta, a compreensão e a relação de conceitos comumentemente abordados em sala de aula com a realidade social e ambiental, dos sujeitos envolvidos e, por consequência, auxiliar no processo e na melhoria da aprendizagem. Neste contexto, são relatadas as ações desenvolvidas em duas Escolas de Santa Cruz do Sul: Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo José Kliemann e Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Fröhlich, para aproximadamente 140 alunos de Ensino Fundamental. Visando sempre um ensino dinâmico, que estimulasse nos alunos a capacidade de pensar e agir, combinando conteúdo e metodologia de ensino e, a partir do diagnóstico das dificuldades cognitivas da disciplina de Ciências e dos processos de ensino, foram elaboradas e desenvolvidas oficinas de aprendizagem, no período de junho e julho de 2011, com periodicidade semanal e duração de duas horas cada. Os temas selecionados abordaram questões sobre meio ambiente, saúde e sustentabilidade. O uso de recursos audiovisuais, como filmes, visualização de imagens, atividades lúdicas e práticas, aqui compreendidas como experimentais, de campo, simulações e demonstrações buscaram dinamizar e promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, procedimentais e atitudinais necessárias à compreensão/investigação/relação de temas pertinentes à faixa etária dos sujeitos envolvidos como: água; alimentação; higiene; solos; pressão - nos aspectos atmosférico, termodinâmico e arterial. As ações desenvolvidas nestas duas realidades escolares levam-nos a afirmar que ensinar de forma significativa não se trata apenas de seguir conteúdos, estabelecer conceitos, mas ir além destas explicações e relações. Trata-se de promover um ensino dinâmico, que estimule nos alunos a capacidade de pensar e agir de forma crítica e criativa trata-se de auxiliar na construção de uma visão de mundo onde seja estabelecida a relação homem/ambiente de forma harmônica e sustentável. O uso de diferentes estratégias e recursos de ensino é de auxilia o processo de aprendizagem, porém a proposição de vivências significativas torna-se imperiosa, de modo que enriqueçam o processo de aprendizagem e desenvolvam nos alunos uma postura mais crítica, reflexiva e atuante em relação à realidade.

 


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