MELHORIAS NAS TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO DE UMA CAIXA DE TRANSMISSÃO PARA VEÍCULO OFFROAD.

Adriano Severo Cunha, Lucas Daniel Melo, Raul Fernado Peters, Jorge Luiz Marques, Helio Nonnenmacher

Resumo


 

A caixa de transmissão é uma das peças fundamentais para um veículo, principalmente se este for offroad, pois é através dela que se dará todo o torque e potência necessária para vencer obstáculos perante um terreno acidentado, porém para projetar e confeccionar tal componete precisa-se de um determinado nível de conhecimento e fatores que necessitam ser levados em conta, como forças que atuam desfavorecendo o rendimento do veículo, peso do mesmo dentre outros, por isso utilizou-se de uma técnica para aprimorar esses resultados, chegando no mais próximo possível do real unindo rapidez, confiança e principalmente chegando nos resultados desejados perante a competição. O veículo em questão é chamado de Mini Baja, é desenvolvido unicamente para fins de competição offroad, obedecendo regulamentos impostos pelos organizadores do evento e sendo construido para enfrentas vário tipos de obstáculos, nos quais deseja-se em alguns elevado torque, e em outros velocidade, para atender essas exigências desenvolveu-se uma caixa de transmissão composta por duas marchas, uma de elevado torque e outra que o veículo alcança uma velocidade maior, para dimensionar tais marchas, desenvolveu-se uma série de planilhas com cálculos e utilizou-se softwares de desenho e simulação, para verificar as resistências dos componentes antes da fabricação. Para dimensionar o sistema, primeiramente, observou-se o peso do veículo, diâmetro de roda, tipo de piso, e principalmente os objetivos a alcançar, como torque e velocidade, a partir dai, utilizando tabelas do Microsoft Excel, com a sequência de cálculos já desenvolvida, levou-se em conta, arrasto aerodinâmico da estrutura, inércia das rodas, atrito dinâmico com o solo e peso do veículo, chegando a um valor mínimo de potência necessária para iniciar o desenvolvimento do sistema em si, como dimensionar estrutura da caixa, engrenagens e árvores de transmissão. No desenvolvimento das engrenagens, novamente utilizou-se tabelas do Excel para calcular os diâmetros, números de dentes, espessuras dentre outras partes características das engrenagens, após feito isso, com os diâmetros dos furos pode-se calcular o diâmetro das árvores de transmissão novamente utilizando-se um software, esse chamado de Ftool, uma vez isso feito, desenhou-se no software SolidWorks as engrenagens, árvores e estrutura, e fez-se as simulações de acordo com os esforços que as mesmas iriam sofrer no decorrer da utilização, pai posteriormente começar a confecção dos componentes. Com a utilização de softwares como Excel e SolidWorks, se conseguiu reduzir muito o tempo de dimensionamento e testes do sistema, pela rapidez que se pode calcular e simular eventuais problemas, chegando a resultados muito mais precisos, do que se fosse na tentativa e erro. Chegou-se a valores de dimensões e resistência nos quais se obteve um peso do sistema em geral muito menor e consequentemente menor custo com material. Não se pode dar resultados ainda, pois o projeto ainda entá em andamento, contudo se obteve êxito no que foi realizado até então, como na fabricação da maior partes dos componetes.

 


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