PROJETO CAE/CAD DE UMA AERONAVE NÃO TRIPULADA PARA COMPETIÇÃO

Julio Eduardo Forster, Mateus Leonhardt, Rodrigo Struck da Rosa, Helio Nonnenmacher, Fabricio Antonio Egert, Jorge Luiz Marques

Resumo


 

Este trabalho trata do projeto CAE/CAD(Computer Aided Engineer/Computer Aided Design) de uma aeronave rádio controlada, não tripulada, que deve atender aos requisitos e restrições do regulamento da SAE Brasil Aerodesign, que incita o somatório de dimensões mínimas e máximas, assim como o motor, como as principais restrições. Este projeto tem como objetivo final um congresso de engenharia aeronáutica realizado no CTA (Centro Técnico Aeroespacial) em SP. Onde o projeto é avaliado por engenheiros aeronáuticos, por meio do relatório de projeto, apresentação oral e provas de voo. As pesquisas e estudos preliminares realizados nas áreas de aerodinâmica, estabilidade, desempenho, estruturas e materiais definem uma concepção preliminar da aeronave, que são essenciais para o início do projeto 3D. Nesta primeira fase são feitos desenhos e esboços preliminares com geometrias e estrutura simplificadas, possibilitando uma visão geral da aeronave, como também comprovar alguns parâmetros usados no desenvolvimento desta e, principalmente, o início da construção do primeiro protótipo. Nesta fase ainda ocorrem mudanças importantes de geometria, dimensões e, algumas vezes, de concepção. Sendo estas, baseadas em pesquisas e estudos mais detalhados e na observação do comportamento e características de voo dos protótipos. Na segunda fase do o projeto CAE/CAD se responsabiliza pelas plantas para construção e as plantas para corte a laser onde a precisão é alta e assim elevando o nível do projeto e padronizando as peças. Como no projeto de uma aeronave tem muitas áreas interligadas e concorrentes em alguns casos, estas devem ser projetadas e administradas em uma base multidisciplinar, onde elas possam interagir entre si. Para que o projeto possa ser realizado dentro de um cronograma e com sucesso, é necessário uma comunicação e acompanhamento constante com todas as áreas, pois são estas quem fornecem os parâmetros e dimensões da aeronave. Antes de iniciar o detalhamento da aeronave, são realizados cálculos e simulações teóricas que demonstram o comportamento da aeronave em condições de corrida, decolagem e voo, que são comparadas com os testes realizados com os protótipos, validando assim a metodologia de cálculos. Dessa forma, pode-se verificar se a aeronave atingirá o desempenho definido no projeto. Durante o processo final do projeto, é necessária uma integração íntima com as áreas de construção e materiais, para que o projeto real se alinhe com o que foi projetado e que este atenda com fidelidade ao desempenho esperado. O projeto CAE/CAD foi realizado no software SolidWorks 2010-2011, sendo este muito conhecido na área de projetos e pelos integrantes da Equipe Kamikase. Para atender ao regulamento do Aerodesign, todo o detalhamento do projeto da aeronave foi feito em cinco (5) plantas de desenho em tamanho A3 e uma (1) planta em tamanho A2. Nestas, devem conter informações suficientes e precisas que possibilitem a construção da aeronave, oferecendo informações de todas as peças do mesmo assim como suas posições, seus mecanismos de encaixe e de fixação. Essas peças devem obrigatoriamente ser executáveis. Os desenhos do projeto CAE/CAD devem seguir todas as normas de projeto aeronáutico, da ABNT e do regulamento, padronizando o mesmo e elevando o grau de qualidade para facilitar o entendimento na construção da aeronave. Com isso conseguiu-se atingir os objetivos do projeto CAE/CAD com sucesso, deixando a Equipe otimista na participação do congresso da SAE.

 


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