PROJETO CAE/CAD DE UMA AERONAVE NÃO TRIPULADA PARA COMPETIÇÃO
Resumo
Este trabalho trata do projeto CAE/CAD(Computer Aided Engineer/Computer Aided Design) de uma aeronave rádio controlada, não tripulada, que deve atender aos requisitos e restrições do regulamento da SAE Brasil Aerodesign, que incita o somatório de dimensões mínimas e máximas, assim como o motor, como as principais restrições. Este projeto tem como objetivo final um congresso de engenharia aeronáutica realizado no CTA (Centro Técnico Aeroespacial) em SP. Onde o projeto é avaliado por engenheiros aeronáuticos, por meio do relatório de projeto, apresentação oral e provas de voo. As pesquisas e estudos preliminares realizados nas áreas de aerodinâmica, estabilidade, desempenho, estruturas e materiais definem uma concepção preliminar da aeronave, que são essenciais para o início do projeto 3D. Nesta primeira fase são feitos desenhos e esboços preliminares com geometrias e estrutura simplificadas, possibilitando uma visão geral da aeronave, como também comprovar alguns parâmetros usados no desenvolvimento desta e, principalmente, o início da construção do primeiro protótipo. Nesta fase ainda ocorrem mudanças importantes de geometria, dimensões e, algumas vezes, de concepção. Sendo estas, baseadas em pesquisas e estudos mais detalhados e na observação do comportamento e características de voo dos protótipos. Na segunda fase do o projeto CAE/CAD se responsabiliza pelas plantas para construção e as plantas para corte a laser onde a precisão é alta e assim elevando o nível do projeto e padronizando as peças. Como no projeto de uma aeronave tem muitas áreas interligadas e concorrentes em alguns casos, estas devem ser projetadas e administradas em uma base multidisciplinar, onde elas possam interagir entre si. Para que o projeto possa ser realizado dentro de um cronograma e com sucesso, é necessário uma comunicação e acompanhamento constante com todas as áreas, pois são estas quem fornecem os parâmetros e dimensões da aeronave. Antes de iniciar o detalhamento da aeronave, são realizados cálculos e simulações teóricas que demonstram o comportamento da aeronave em condições de corrida, decolagem e voo, que são comparadas com os testes realizados com os protótipos, validando assim a metodologia de cálculos. Dessa forma, pode-se verificar se a aeronave atingirá o desempenho definido no projeto. Durante o processo final do projeto, é necessária uma integração íntima com as áreas de construção e materiais, para que o projeto real se alinhe com o que foi projetado e que este atenda com fidelidade ao desempenho esperado. O projeto CAE/CAD foi realizado no software SolidWorks 2010-2011, sendo este muito conhecido na área de projetos e pelos integrantes da Equipe Kamikase. Para atender ao regulamento do Aerodesign, todo o detalhamento do projeto da aeronave foi feito em cinco (5) plantas de desenho em tamanho A3 e uma (1) planta em tamanho A2. Nestas, devem conter informações suficientes e precisas que possibilitem a construção da aeronave, oferecendo informações de todas as peças do mesmo assim como suas posições, seus mecanismos de encaixe e de fixação. Essas peças devem obrigatoriamente ser executáveis. Os desenhos do projeto CAE/CAD devem seguir todas as normas de projeto aeronáutico, da ABNT e do regulamento, padronizando o mesmo e elevando o grau de qualidade para facilitar o entendimento na construção da aeronave. Com isso conseguiu-se atingir os objetivos do projeto CAE/CAD com sucesso, deixando a Equipe otimista na participação do congresso da SAE.
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