RELATO DAS ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROJETO PIBID: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO 6º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO CANISIO.

Priscila Mayer, Miria Suzana Burgos

Resumo


 

Introdução: O PIBID é um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, que oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura, para que possam realizar atividades pedagógicas em escolas públicas, auxiliando a aprimorar a sua formação, enquanto acadêmico. O PIBID tem como objetivo incentivar a formação de professores, para promoção da melhoria da qualidade na educação básica, a partir da interação entre alunos, bolsistas pibidianos, supervisores e coordenadores do projeto. O mesmo busca valorizar o espaço da escola pública, como campo de experiência para a construção do conhecimento, na formação de professores, para a educação básica, participando de experiências práticas docentes e interdisciplinares, que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: auxiliar os alunos a desenvolver as dimensões do corpo (esquema corporal, coordenação dinâmica geral, equilíbrio), da percepção de espaço (dimensões da quadra, direção e sentido, movimentação em espaços delimitados), percepção de tempo (tempo de jogo, de tipos de tempo de deslocamentos, rapidez de reação, o tempo em relação aos movimentos corporais), e as vivências de pequenos e grandes jogos, respeito às regras, aos colegas e aos professores. Método: O estudo foi realizado na Escola de Ensino Fundamental São Canisio, com bolsistas da área de Educação Física, realizando oficinas de aprendizagem, com turmas do ensino fundamental, com a orientação dos coordenadores do Projeto e supervisores da escola. As duas oficinas de aprendizagem foram realizadas com os alunos do 6º ano no turno oposto ao das aulas, sendo convidados os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem. As atividades foram realizadas com 14 alunos do 6º ano, sendo 7 alunos do sexo feminino e 7 alunos do sexo masculino, com a faixa de idade de 11 à 13 anos. Para as oficinas foram utilizado vários materiais, entre eles, raquetes, cordas, bolas de voleibol, bolas de futebol, canetinhas, folhas de oficio, lápis, cola; o necessário para realizar as atividades propostas, sendo que todos os materiais foram disponibilizados pelo projeto de iniciação à docência - PIBID. Resultados: foi observado, como resultados das oficinas, uma grande satisfação dos alunos ao participarem das oficinas de aprendizagem. Mesmo sendo pequeno o número de oficinas (2), pudemos observar, a partir da variedade de atividades propostas, que os alunos mostraram pequenas melhoras: pegar e receber a bola, manipulação de materiais diferentes dos costumeiros utilizados na escola, que auxiliaram na compreensão da vivência do esquema corporal, percepção de espaço, tempo, respeito às regras de convivência. Conclusão: Diante do trabalho realizado pode-se concluir sobre a importância do planejamento e reflexão a respeito das atividades desenvolvidas nas oficinas com os alunos, sentindo a satisfação e emoção de ver os mesmos empolgados e envolvidos com as atividades oferecidos nas oficinas, conseguindo melhorar o desempenho dos alunos (atingindo, ainda em parte, os objetivos propostos), contribuindo de forma visível, na aprendizagem dos mesmos.

 


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