ATUAÇÃO DOS BOLSISTAS PIBID/UNISC NAS ESCOLAS E.E.E.M. WILLY CARLOS FRÖHLICH E E.M.E.F. MENINO DEUS

Andrea Betina Lauschner, Camila Azeredo Souza, Luana Regina Siebebneichler, Marcia e Jochims Cruz

Resumo


 

A educação, no Brasil, vem recebendo incentivos governamentais em todos os níveis de ensino. Tais incentivos, ainda, não são suficientes, porém, já proporcionam resultados positivos. No Ensino Superior, para as Licenciaturas, a Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através do Ministério da Educação (MEC), desenvolveu o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que objetiva: “concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores.” (BRASIL, MEC, CAPES, 2010). A Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) aderiu ao PIBID em meados de 2010 e como forma de organização do projeto, as Licenciaturas participantes foram agrupadas por afinidades, compreendendo cinco subprojetos: 1-Pedagogia, 2-Matemática e Computação, 3-Letras, 4-Ciências Biológicas, Química e Educação Física, 5-Filosofia, História e Geografia. As ações do PIBID/UNISC são efetivadas, a partir de reuniões, capacitações e roteiros descritos pelos professores coordenadores e apoiadores da UNISC, que contam com sala na EAD/UNISC; ferramenta de comunicação, armazenamento de informações e relatórios. Pretende-se, neste resumo, enfatizar as ações relativas ao roteiro oito, enfocando o trabalho realizado com o 1º e o 2º ano do ensino fundamental das escolas EEEM Willy Carlos Fröhlich e EMEF Menino Deus. Tal roteiro tem sua proposta iniciada ao longo dos roteiros anteriores, sendo que, o roteiro nove abarcou capacitação com palestras e oficinas. O roteiro oito promoveu a implantação de Laboratórios de Aprendizagem nas escolas, que no 1º semestre de 2011, auxiliou alunos que possuem dificuldades de aprendizagem, com finalidade de aprimorar sua compreensão em relação aos conteúdos. A utilização da informática na área da educação é complexa e envolve preparo de aulas contextualizadas, que ocorreram nos Laboratórios de Informática das escolas. Com a diversidade dos recursos computacionais disponíveis foi possível, com as turmas das escolas: pesquisar na Internet, efetuar cálculos, simular fenômenos, estabelecer comunicação e trabalhar habilidades e competências básicas previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Foi possível analisar resultados de aprendizagem de diferentes ordens, tanto cognitivos, como afetivos e sociais, uma vez que, a utilização de softwares pedagógicos, auxiliaram os alunos no raciocínio lógico, na coordenação de ações, entre outros aspectos. As crianças demonstraram maior interesse no conteúdo, pois elas vêm o uso de computadores como possibilidade de ação sobre objetos, que conforme Becker (1993) pode-se falar que a aprendizagem é uma aquisição mediante a experiência sendo possível somente se existirem as condições prévias: a atividade assimiladora gerando e ativando o processo de equilibração entre assimilação e acomodação. Assim como os alunos das escolas obtiveram ganhos na aprendizagem, os bolsistas, alunos da Licenciatura em Computação, enriqueceram seus conhecimentos sobre o funcionamento do cotidiano escolar e puderam atuar nas escolas, mesmo antes dos estágios obrigatórios previstos no curso. O PIBID deve ser continuado, pois apresentou resultados iniciais satisfatório, devendo ser ampliado a um número, cada vez maior, de estudantes, pois o computador e a Internet são recursos tecnológicos imprescindíveis em todas as áreas produtivas da sociedade e não podem ficar sem serem utilizados na escola como recurso de aprendizagem.

 

 


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